12/11/2014

Lei que desvincula Bombeiros da PM é publicada no Diário Oficial
Fonte: bocaonews
Foto: Divulgação

Foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, a lei que desvincula o Corpo de Bombeiros da estrutura da Polícia Militar da Bahia.

A lei 4.944/2014 foi sancionada pelo governador em exercício, Otto Alencar (PSD), na sexta-feira. “Esse era um pedido antigo da corporação. Com essa medida o Corpo de Bombeiros passa a ter mais autonomia e também mais independência financeira”, explicou.
  
A nova estrutura deve contar com 598 oficiais e 4.460 praças.

Segundo a publicação, com a desvinculação, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), passa a ser força auxiliar e reserva do Exército, organizado com base na hierarquia e disciplina e órgão integrante da Secretaria da Segurança Pública.

Entre as novas competências do Corpo de Bombeiros está atender a convocação, inclusive a mobilização do Governo Federal em caso de guerra externa, atuar como participante da defesa interna e territorial, promover e executar ações de inteligência integrada com o Sistema de Inteligência da SSP.

A corporação vai gerir o Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (Funebom) e ter poder de polícia em situações que representem riscos à vida ou ao patrimônio na forma da Lei.

Fonte: Bocão News