27/11/2014

Da roça ao posto de titular do Galo: Jemerson quer fazer história no clube

Revelado na base atleticana, zagueiro relembra histórias até chegar ao profissional
e fala do sonho de jogar na Europa e chegar à Seleção. "Quem sabe um dia?", diz

Fonte:Por Belo Horizonte


 Jemerson exibe, orgulhoso, camisas que vestiu pelo Galo (Foto: Tayrane Corrêa)
Aos 22 anos, o zagueiro Jemerson vive o melhor momento da ainda curta carreira de jogador de futebol profissional. Atualmente ocupando uma das vagas de titular do Atlético-MG, ele começa a realizar o sonho que tinha quando ainda morava no interior da Bahia e ajudava os pais na roça: o de ajudar a família jogando bola. E faz planos ainda maiores: fazer história no Galo e chegar à Seleção.


Natural de Jeremoabo, cidade no interior da Bahia, conta que teve uma infância tranquila. Aproveitava o tempo livre nos estudos e no trabalho no campo para jogar futebol. Hoje, substitui - e bem - um dos principais jogadores do Galo, o zagueiro Réver. É muito elogiado pela qualidade que mostra em campo, inclusive pelo técnico alvinegro, Levir Culpi. Já fez até gol (assista no vídeo acima). Jemerson conta que o jeito tranquilão o ajudou a assumir a titularidade atleticana com facilidade.


- A tranquilidade faz parte do meu estilo. Desde os campos de várzea eu era assim. Não fico intimidado. Era novo, jogava com os mais velhos. 


 Jemerson e a ainda curta carreira como profissional: "Nos quatro anos minha vida se transformou" (Fotos: Tayrane Corrêa)
E era o futebol a principal diversão de Jemerson. Quando ficou mais velho, ele estava sempre jogando futebol com os amigos em campos de várzea, chegando até a disputar campeonatos regionais amadores. 


- Sou jogador há quatro anos. Antes jogava só em várzea. Me destacava, mas lá jogava de tudo. De zagueiro, goleiro, atacante, de tudo. Quando precisava eu estava lá.


Foi na disputa de um campeonato do interior baiano que a vida de Jemerson começou a mudar. Após passar por um teste para fazer parte de um dos times que disputariam a competição,  acabou ganhando a chance de integrar a base de um time profissional, o Confiança, de Sergipe, que atualmente disputa a Série D do Brasileiro.


- A oportunidade surgiu, e eu fiz um teste no Confiança, de Sergipe. Passei e joguei lá por quase um ano, disputei a Taça São Paulo com eles. 


Jemerson começou a se destacar e logo o empresário decidiu levá-lo para testes em clubes grandes da Série A. Antes de ser aprovado na base do Atlético-MG, foi testado no Santos, no Palmeiras e no Vasco. Foi reprovado em todos. Ele não lamenta. E garante estar bem adaptado ao clube que o acolheu.


- Nos últimos quatro anos minha vida se transformou. Quando cheguei ao Atlético-MG fiquei um pouco assustado com a estrutura do clube, nunca tinha jogado em um grande. A vida muda. A de atleta é bem regrada: hora de comer, dormir, o que comer. Mas você depois vai pegando o jeito. E tudo fica normal. Mas é muito bom. Já estou bem adaptado.



 Jemerson conversa muito com os pais por telefone para matar as saudades (Foto: Tayrane Corrêa)
Sonhos altos

Mas os sonhos de Jemerson são ainda maiores. Além de querer se firmar de vez Galo, ele já vislumbra um futuro promissor.


- Meu objetivo é ter uma boa sequencia no Atlético, me firmar cada vez mais. Mas quem sabe um dia eu possa jogar na Europa, na Seleção? A gente tem que sonhar. Mas primeiro é o Atlético: tenho uma trajetória muito boa aqui. Espero marcar história.


Sozinho em BH
E com 22 anos, Jemerson está morando sozinho pela primeira vez, em um apartamento alugado na região norte de Belo Horizonte. Antes de ter o próprio “lugarzinho”, morava na base do Atlético-MG. Depois, chegou a dividir um apartamento com outra revelação da base alvinegra, Marion. O zagueiro comemora a independência, mas revela as dificuldades que passa no dia a dia.



- Morar sozinho representa minha liberdade, é muito bom, mas tem suas dificuldades. Eu não sei cozinhar. Além disso, não tem ninguém para me ajudar com a bagunça. Acaba que eu almoço só fora. 

Ele também fala da família. Muito apegado, o jogador vive de aluguel, mas já comprou uma casa para os pais em Jeremoabo, mas já faz planos de conquistar a casa própria.


- Dei uma casa para minha mãe lá na minha cidade no final do ano passado. Quando a gente melhora um pouco o principal é ajudar a família. Todo atleta prioriza a família, eu não sou diferente. Mas com fé em Deus até ano que vem eu já consigo ter meu próprio apartamento.

E com a família tão distante, Jemerson conta como faz para matar a saudade.

- Vou para lá (Jeremoabo) uma vez por ano só. Aí quando a saudade bate, eu ligo. Ligo para lá de dois em dois dias. Fico sempre ligando para matar a saudade. Também para dar tranquilidade para o meu pai e minha mãe, que ficam preocupados. Mas minha mãe vai vir para Belo Horizonte daqui umas semanas, pena que não vai vir todo mundo. Mas pelo menos eu vou ter o que comer quando ela vier. (risos) 

(*) Por Tayrane Corrêa, sob supervisão de Valeska Silva

OBS: Para assistir ao gol de Jemerson referente à matéria, acesso o LINK abaixo. Copie e cole na barra de endereço parte superior.(Alta resolução)
  

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2014/09/da-roca-ao-posto-de-titular-do-galo-jemerson-quer-fazer-historia-no-clube.html
Fonte: Youtube " Gol de Jemerson"
Para saber mais sobre a Biografia de Jemerson e entrevistas, acesse o LINK abaixo. Copie e cole na parte superior. 

http://www.galodigital.com.br/enciclopedia/Jemerson_de_Jesus_Nascimento 
 
 COLETIVAS
16/01/2012 - Primeira entrevista como profissional do Atlético: 
Entrevista: 25-08-2014 
 Foto: Alta resolução: Crédito: Divulgação
(Para salvar, basta copiar e colar)