12/11/2014

Saída de Marta Suplicy antecipa exoneração coletiva dos ministros do governo Dilma
Medida tenta minimizar impacto da renúncia da ministra da Cultura 

Fonte: varelanoticias

 

(Foto: Divulgação)
A saída de Marta Suplicy do Ministério da Cultura precipitou em uma semana o processo de saída coletiva dos ministros do governo Dilma Rousseff.

O processo de exoneração coletiva dos ministros foi antecipado na tentativa de minimizar o impacto da renúncia de Marta que enviou uma carta de demissão bastante ríspida para a presidente que está no exterior. A Presidência só realizaria a exoneração coletiva na próxima terça-feira (18).

Os membros da comitiva que viajam com Dilma relataram que só souberam da demissão da ministra da Cultura quando desembarcaram no Qatar, onde a presidente iria descansar antes de seguir viagem para a reunião do G20, na Austrália. Não se sabe se Marta ao menos telefonou para Dilma durante o voo. Assessores, por outro lado, lembram que a presidente estava em Brasília até esta segunda-feira (10) e a carta de renúncia poderia ter sido entregue pessoalmente, como é de praxe.

Em nota, a assessoria da Casa Civil afirma que o pedido para que os ministros entreguem seus cargos não é uma resposta à saída de Marta. “O ministro Aloizio Mercadante sugeriu aos demais ministros, desde a semana passada, que, a título de cortesia e de forma opcional, todos coloquem os respectivos cargos à disposição da presidenta Dilma Rousseff. O prazo de 18 de novembro, mencionado, é uma referência ao retorno da presidenta de reunião do G20.”