30/01/2015

Justiça entrega comprovante de ensino médio e autoriza estudante de 14 anos a cursar medicina

"Estou muito feliz e me sinto preparado para o desafio", disse o garoto

Fonte: ibahia.com

"Estou muito feliz e me sinto preparado para o desafio", contou José

Com apenas 14 anos e no primeiro ano do ensino médio, José Victor Menezes Teles, já pode cursar a faculdade de medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Como o Enem só entrega o certificado aos alunos com mais de 18 anos, o juiz autorizou a fazer uma prova de proficiência aplicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) na última quarta-feira (28). 

José recebeu o certificado de conclusão do ensino médico e vai poder se matricular na universidade. "Estou muito feliz e me sinto preparado para o desafio", contou ao G1 de Sergipe. O estudante teve média final de 751,16 pontos do Enem e fez 960 pontos na prova de Redação. 

Com o resultado, José Victor conquistou uma das 100 vagas para o curso de medicina da UFS, ficando em 7º lugar no grupo inscritos de escolas públicas.  "Ontem [quarta] ficamos sabendo através do nosso advogado que a liminar foi concedida em favor do José Victor e seguimos com o documento para a Secretaria de Estado da Educação, onde ele fez em seguida uma prova de proficiência com 120 questões de todas as disciplinas e uma redação. Ele foi aprovado e recebeu certificado do ensino médio que o habilita a fazer matrícula na UFS", conta o pai, José Mendonça Teles.

O estudante contou em entrevista ao G1 de Sergipe que sempre quis fazer medicina e sabia que para isso teria que estudar muito. "Passei o ano passado estudando para o Enem, além do conteúdo dado em sala de aula. Sem dúvida a técnica para estudar e armazenar o conhecimento foram decisivas para o meu desempenho. É preciso saber organizar o tempo e também se preparar para saber como será a prova no dia", afirmou.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seed) confirmou que o estudante fez a prova e foi aprovado.