21/01/2015

'10ª Dires estará de luto nesta sexta-feira (23), por ato do atual governador'; diz leitor
Fonte: redacao@ozildoalves.com.br

 Crédito: Divulgação
As Dires e suas extinções!
Uma turbulência adicional movimenta o início do ano nas arenas da saúde baiana. Encerradas as festas e os votos de Feliz Ano Novo, a decisão de extinguir as Diretorias Regionais de Saúde (DIRES) pôde ser estudada com mais cuidado e os debates derivados das dúvidas são inevitáveis

Seria repetitivo pontuar a importância da regionalização para o processo de consolidação do Sistema Único de Saúde. A Constituição Federal, a Lei 8.080 e o Decreto 7.508 são claros e quem milita no SUS reconhece isso facilmente. Minha pergunta é outra:

No nosso estado, considerando sua extensão territorial (564.733,081 km2) e heterogeneidade cultural, apenas nove Núcleos Regionais de Saúde (NRS) possibilitarão a articulação entre as esferas municipal e estadual, com vistas à implementação das ações da saúde de acordo com as singularidades de cada território?. "pensosaude.com.br"

A 10ª Dires estará totalmente de luto nesta sexta-feira com objetivo de sensibilizar a população do agravante promovido pelo nosso atual governador.

Por Cláudio Márcio