16/01/2015

Paulo Afonso será contemplada com Estação Agrometeorológica

Fonte: chicosabetudo

 
(Imagem Ilustrativa)
A Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, conseguiu que o município seja contemplado com uma Estação Agrometeorológica, conforme iniciativa  do Governo Federal, em implantar uma rede de dados agrometeorologicos no semiárido brasileiro.  As estações estão sendo construídas através do CEMADEM – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério de Ciências e Tecnologia e Inovação.

A implantação do serviço no município também conta com o apoio do Governo do Estado, sendo que a Bahia está recebendo 34 estações agrometeorológicas completas com 210 pluviômetros e sensores de umidade do solo. Uma delas será instalada no município de Paulo Afonso, no povoado Juá, onde já ocorreu a visita dos técnicos do CEMADEM, no segundo semestre de 2014.

Segundos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, entre outros benéficos, a implantação dessa tecnologia operacionada exclusivamente via satélite, irá propiciar previsão climática de risco de colapso de safras baianas.