23/01/2015

Sem presidente, APSB pode estar fechando as portas

Fonte: bobcharles - Agecom - Por Luiz Brito com informações da Folha Sertaneja
Divulgação
A Associação dos Prefeitos do Sertão Baiano (APSB), que outrora representava mais de 20 municípios do norte do estado, está em queda livre. O último presidente da instituiçao eleito para o biênio 2013/2014 foi Emanuel Rodrigues, de Rodelas, cujo mandato expirou em dezembro do ano passado. 

Da APSB o que ficou caracterizada como a mais importante conquista foi a criação da Polícia da Caatinga que ocorreu logo depois da sua fundação, quando era presidente o ex-prefeito de Paulo Afonso, Paulo Barbosa de Deus”. Só, somente só como catarola Moraes Moreira. Criada para fortalecer as relações intermunicipais no sertão da Bahia, a APSB ao que tudo indica estar fechando as portas. Não há informação sobre quando será realizada a próxima reunião mensal da entidade e os prefeitos associados não comentam o assunto.

A APSB – Associação dos Prefeitos do Sertão Baiano – foi criada em 22 de Março de 2001 e teve como primeiro presidente o então prefeito de Paulo Afonso, Paulo Barbosa de Deus. Em Fevereiro de 2004 a APSB  era formada por 23 municípios, dentre eles o município de Uauá que não faz mais parte dessa Associação. 

Atualmente são 22 municípios mas, com o retorno de Nova Triunfo e Sítio do Quinto e a chegada de  Nova Soure e Itapicuru, o prefeito Emanuel Rodrigues vai administrar uma associação com 24 municípios onde vivem 555.105 habitantes, segundo dados do IBGE (estimativa de população para 2012), dos quais cerca de 340 mil são eleitores.
 


COM: Pelo menos, na cidade de Jeremoabo a qual é integrante desta associação, não temos conhecimento de qualquer benefício em favor da comunidade ou mesmo para o desenvolvimento do município. Já passou da hora em fechar às portas. 

Como diz a matéria: são 24 municípios onde vivem 555.105 habitantes, que não protestam,  não indagam se o município contribui mensalmente para com a associação e, qual o gestor que tem lutado pelo o desenvolvimento de sua cidade.

Outro ponto que devemos questionar. Se da APSB o que ficou caracterizada como a mais importante conquista foi a criação da Polícia da Caatinga que ocorreu logo depois da sua fundação, quando era presidente o ex-prefeito de Paulo Afonso, Paulo Barbosa de Deus”, porque em nossa Jeremoabo não temos mais visto a Polícia da Caatinga como anteriormente?

Por falar em Polícia da Caatinga, porque as lideranças locais não esclarecem à população jeremoabense, o fato de o ex-governador ter deixado no apagar das luzes de seu governo, de tornar como "COMPANHIA INDEPENDENTE" a 3ª Companhia da PM de Jeremoabo  pertencente ao 20º Batalhão na cidade de Paulo Afonso?

O ato, foi divulgado na edição do dia 09 de dezembro, do Diário Oficial da Bahia, onde foi relacionadas as cidades onde ficarão sediadas 19 novas Companhias Independentes de Polícia Militar – CIPM.

Para avivar a memórias de alguns que acreditam estar tudo bem, a 3ª Companhia, que é ligada ao 20º Batalhão da cidade de Paulo Afonso, é responsável por sete cidades: Jeremoabo, Antas, Pedro Alexandre, Coronel João Sá, Santa Brígida, Sítio do Quinto e Novo Triunfo,Enquanto isso, cidades menores do que Jeremoabo e , que não abrangem um território igual ao nosso, foram contempladas.

Isso é o que podemos chamar presente de grego em período natalino para o povo de Jeremoabo, por ter dado uma expressiva votação aos seus candidatos. 

O pior de tudo, é que o povão continua votando nos mesmos.