10/03/2015

Avião decola para ser o primeiro a dar a volta ao mundo usando energia solar

Fonte:bahianoticias

Foto: Reprodução
O avião Solar Impulse 2 decolou nesta segunda-feira (9) de Abu Dhabi para dar uma volta ao mundo. Movido a energia solar, ela será a primeira aeronave a realizar o feito sem combustível de fontes tradicionais.

O projeto foi fundado pelos pilotos suíços Bertrand Piccard e André Borschberg, que também serão os pilotos da aeronave. Em comunicado divulgado neste domingo (8), eles disseram que esperam incentivar a substituição de “tecnologias poluentes antigas por tecnologias limpas e eficientes”.

Entre tempo e voo e em solo para escalas, a viagem deve durar até cinco meses, sendo encerrada no mesmo local de partida. Em parte, a demora é explicada pela potência do avião, que chega a velocidade máxima de 140 km/h e deve ser limitada pela metade para economizar energia.

Ao todo, os pilotos terão que passar cerca de 250 horas dentro de uma cabine estreita, revezando-se no comando do avião. “Se você começa a pensar em quantas horas restam até chegar ao destino, fica louco. Portanto, a única maneira é estar presente...De certa forma, é quase uma experiência espiritual o que vamos atravessar”, analisa Borschberg ao jornal ‘The Guardian’.