14/03/2015

Pane em sistema online do Fies afeta todo o país; aulas já começaram
Fonte: chicosabetudo / Informação: Por Diogo Costa e Agências / correio24horas.com.br
(Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Estudantes de todo o Brasil têm enfrentado dificuldade para conseguir fazer a inscrição, ou pedir a renovação do financiamento, no Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

A Bahia tem 131 mil estudantes atendidos pelo programa do governo federal, e por aqui os problemas também foram sentidos. O Ministério da Educação (MEC) informou que uma sobrecarga no sistema de inscrição pela internet tem dificultado a conclusão do processo de inscrição.

A estudante de Engenharia Civil Bruna Serrano, 21 anos, disse que desde o início de fevereiro tenta, sem conseguir, pedir a renovação do financiamento. Ela cursa o 7º semestre, na Universidade Salvador (Unifacs), e diz temer não concluir o curso, pois não tem como pagar a mensalidade de R$ 1.400.

“Se eu não conseguir renovar o meu contrato, vou ter que deixar o curso ou mudar para uma faculdade mais barata”, diz Bruna. Estudantes relatam que os problemas começaram no início de fevereiro. O prazo para pedir a renovação do financiamento, que deve ser feita a cada semestre, e também para aderir ao programa, vai até 30 de abril.

As inscrições começaram em 28 de janeiro e 23 de fevereiro, respectivamente. “Quando consigo entrar na página aparece uma mensagem pedindo que eu atualize meus dados pessoais. Quando concluo a atualização, recebo um e-mail para confirmar. Se tento abrir, a página de confirmação não vai, fica tudo branco”, reclama uma aluna do 3º semestre de Psicologia da Faculdade Social da Bahia (FSBA), que pediu para não ter o nome divulgado.

Por Diogo Costa e Agências / correio24horas.com.br