11/04/2015

Em cerimônia concorrida, Evelina Hoisel toma posse na Academia de Letras da Bahia

Fonte: nahianoticias

Foto: Divulgação
Com presença de personalidades do mundo literário baiano, a acadêmica Evelina Holsel, professora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, tomou posse na última quinta-feira (09), como presidente da Academia de Letras da Bahia. O cargo de vice-presidente foi ocupado pela escritora, poeta e presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, Myriam Fraga.

Integrando a programação, foi lançada a 53ª edição da tradicional Revista da Academia. A nova diretoria ficará no cargo até 2017 e é integrada pelos acadêmicos Carlos Ribeiro (primeiro secretário); Ordep José Trindade Serra (segundo secretário);Dom Emanuel d’Able do Amaral e Gláucia Maria de Lemos Leal (tesoureiros); Fernando da Rocha Peres (diretor da Revista da Academia); Edivaldo Machado Boaventura (diretor da Biblioteca);Paulo Ormindo de Azevedo (diretor do Arquivo); e Paulo Costa Lima (diretor de Informática).

Evelina Hoisel é membro da academia desde 2005. Ensaísta e pesquisadora, ela é também professora e pesquisadora do Instituto de Letras e da Escola de Teatro da UFBa. Em 89 anos da ALB, esta é a primeira vez que uma mulher assume a presidência da casa.

COM: Pra quem não sabe, a Sra. Evelina conviveu em Jeremoabo juntamente com seus pais. Dr. Carvalho Sá e sua mãe  D. Hildete, na Faz. Vila de Brotas localizada no bairro Espaduada de Baixo, hoje "Vila de Brotas".

Dr. Carvalho Sá era filho do Coronel João Sá, tendo exercido o cargo de prefeito em Jeremoabo  por duas vezes. Foi Deputado estadual, chegando assumir o Governo do estado naquela época, além de ter se tornado uma grande liderança política da região.

Como Jeremoabense, quero parabenizar esta grande mulher. Parabéns!!!