13/05/2015

Coronel João Sá: Vereador denuncia presidente da câmara por tentativa de suborno – Áudio

 Fonte: chicosabetudo / Informação Bahia Noticias

Reprodução/Blog do Carlino Souza)
O vereador Ricardo Almeida (PSD), da cidade de Coronel João Sá na Bahia entrou com uma ação judicial contra o atual presidente da câmara legislativa da cidade.

As denuncias feitas pelo vereador, afirmam a prática de suborno por parte do presidente, que teria oferecido mensalmente a quantia de R$ 1.000,00 reais e 30 litros de gasolina semanalmente para que ele depositasse o seu voto na candidatura do mesmo para chefe da casa legislativa.

O pagamento seria realizado durante todo o mandato exercido pelo então presidente. Durante o período de negociações o vereador Ricardo Almeida gravou toda a conversa que foi transcrita. abaixo, confira:
RICARDO – Oi

RENATO – É o seguinte, você votando em mim eu vou te dar uma ajuda por mês de mil real e trinta litros de gasolina por semana né, que durante meu mandato você tem esse apoio né e você nunca vai dizer a ninguém que votou em mim eu também não vou dizer, eles vão ficar apenas na duvida quem votou, quem votou contra eles, eles vão desconfiar de quem? Das pessoa que eles não confia, eles não confia em Iram, eles não confia em Neguinha né? Eles estão ajeitando mas não confia bem em Roberto, vão desconfiar de quem? De um cabra, uma pessoa dessas não é isso? E você rapaz, fazendo isso, esta me ajudando muito, acredito que seja uma coisa que você não vai se prejudicar em nada, né? E eu lhe dou essa ajuda durante esses dois anos e enquanto o meu mandato né? Vê se dá para você me dar essa força ai, única coisa que to prevendo e isso porque eu inclusive não tenho mais, não tenho mais intenção de ser  candidato né? Já melhora para você ai na próxima , posso até te dar uma força também na época, certo?  Eu to prevendo essas coisas, então praticamente eu tô, eu tô saindo da política,  eu conseguindo isso aí é com que vou conseguir pagar meu, umas dividas ai que não to podendo pagar, ajeitar minha vida para eu não sair devendo né? Minha esperança e essa aí e eu dependo só desse apoio seu, porque cinco votos eu tenho garantido.

RICARDO – Vou ver aí como é que faço e te dou um toque aí depois

RENATO – Pense direitinho aí, agora num passe pra ninguém, num passe pra ninguém, porque o que nêgo quer, em hoje em dia,  é adiantar o lado de cada um né?

RICARDO – É

RENATO – Os outros é que se dane, você pense direitinho e se puder me dar essa força eu lhe agradeço muito, como também vou te dar essa força, você vai ter  vinte e quatro mil reais durante esse mandato meu e toda semana trinta litros de gasolina e o carro da câmara né? As vezes que precise fazer uma viagem uma coisa né? Serve pra mim, serve pra você e para qualquer vereador, a gente não ta tendo esse apoio todo com ele lá, mais o Cleiton de vez em quando me da uma gasolinazinha para ir em Itabaiana, muito difícil, mas de vez enquanto dá, tenho que reconhecer, só que ele, ele dá alguma vantagem para vocês dá?

RICARDO – Não

RENATO – Olhe eu dava na época que fui presidente da câmara eu dava a todos vereadores um salário e gasolina né, eu dava, isso eu dei direto e quando ele assumiu pelo menos a mim, mim deu só dois meses e ai cortou e eu venho sabendo que ele cortou de todo mundo, então um cabra desse ele só que o voto dos colegas vereadores, num pensa em ninguém, ele quer se eleger a todo custo, mais a previsão dele para os vereador e dessa a pior, acho que to lhe dando um força, dando uma força e peço que você me desse esse apoio ai, com seu voto eu já, eu me elejo, você analise ai e me diga.

RICARDO – Vamos ver aí, vamos ver, né?

RENATO – Ta valeu aí.

Ruído motor de moto… Ruídos diversos

Confira abaixo o áudio da conversa:
Vereadores Renato Riberio e Ricardo Almeida
COM: Para acessar ao áudio, após a leitura da matéria, copie o Link abaixo, e cole na barra de endereço na parte superior.

http://www.chicosabetudo.com.br/coronel-joao-sa-vereador-denuncia-presidente-da-camara-por-tentativa-de-suborno-audio/

O pedido favorável à eleição de Ribeiro considerava o voto direto no candidato ou em branco, desde que o resultado acarretasse pelo menos em um empate. Segundo informação registrada na notícia-crime, Ribeiro sairia favorecido em virtude da sua idade. Em entrevista ao Bahia Notícias, o vereador Ricardo Almeida reforçou a veracidade da denúncia e ressaltou que não tem nenhuma relação com o presidente da Câmara, eleito em 9 de dezembro de 2014.

Almeida disse ter desconfiado das intenções de Ribeiro, que marcou o encontro em uma estrada ao invés de ter sido na Câmara de Vereadores. A justificativa dada por Ribeiro para a tentativa de suborno foi sua situação financeira, que na época passava por dificuldades e a eleição para a Câmara a reergueria.

A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o parlamentar, que disse desconhecer a gravação e nega ter alguma relação com o vereador, que é da base aliada enquanto ele faz oposição ao governo. Segundo Ribeiro, Ricardo Almeida está afastado por 30 dias da Câmara após ter chamado outro vereador de analfabeto. “Ele pode estar rancoroso porque sofreu penalidade. É normal, tem que espernear mesmo”, declarou Ribeiro, que se refere a Almeida como “menino bom que se enveredou para o lado político sem ter vocação”.

Por Bahia Notícias / e Redação Chicosabetudo