12/05/2015

Mancha no Rio São Francisco em AL volta a ficar acentuada, afirma Comitê

 Fonte:chicosabetudo / Informação G1 AL

Nos primeiros registros da mancha, já era possível ter uma ideia da dimensão do problema (Foto: Ascom/IMA)
A mancha escura que apareceu no Rio São Francisco há um mês e já estava se dissipando voltou a ficar acentuada. A informação foi confirmada na manhã de ontem pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Quando o problema foi detectado da primeira vez, sete municípios chegaram a ter o abastecimento suspenso porque havia risco de contaminação. Mais tarde, foi identificado que a mancha havia sido causada pela liberação de uma grande quantidade de algas no leito do rio.

À época, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) avaliou que o problema foi causado, entre outros fatores, pela abertura de comportas do reservatório da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) em Paulo Afonso (BA), que liberou material orgânico acumulado por anos no rio. A companhia foi multada em R$ 650 mil e informou que iria recorrer.

Uma das medidas adotadas para dissipar a mancha foi o aumento na vazão do rio para que as algas se espalhassem. A ação vinha dado resultado até esta manhã, quando o CBHSF identificou o retorno da mancha com mais intensidade. Técnicos já estão no leito do rio em Delmiro Gouveia analisando o problema.


O CBHSF informou ainda que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) voltou a suspender a captação de água na região, já que a vazão do rio, que passou de 1.000 m³/s para 1.500 m³/s foi reduzida novamente após uma semana. A reportagem do G1 entrou em contato com a Casal, mas não conseguiu confirmar a suspensão. Fonte: G1 AL