03/08/2015

Motorista deve ficar atento com mudanças na estrada do Lote 2 da BR-235/BA
Fonte: BR-235.com.br
Motoristas e pedestres devem redobrar a atenção ao transitar pelo Lote 2 da BR-235/BA - com 77,60 quilômetros e que liga Jeremoabo a Canché. O trecho está com as obras em ritmo acelerado e encontra-se com 36 quilômetros asfaltados, além da execução dos serviços de terraplanagem (nivelação do terreno) e instalação de bueiros.

Ao trafegar pela região, é preciso ter atenção especialmente com postes fixados na pista de rolamento, a exemplo de dois que estão próximos ao povoado Cantinho, que fica a cerca de 55 quilômetros de Jeremoabo, no sentido Canché.

A construtora baiana Top Engenharia, responsável pela obra no local, informou que a remoção dos postes, de responsabilidade da Coelba, será iniciada até a próxima semana. Em obra desde o primeiro semestre de 2014, a rodovia está passando por adequações em alguns trechos. Por conta disso, os postes ficaram na pista de rolamento.

“Apesar dos postes estarem sinalizados com cones ou pintura, é preciso ter cuidado para evitar acidentes, principalmente no período da noite. É importante que o motorista redobre a atenção em todo Lote 2, como também nas transições entre pista de asfalto e estrada de chão, especialmente na altura da estaca 2718, que fica próximo ao povoado Cantinho”, ressalta Leila Carvalho, supervisora ambiental do Lote 2.

Estão asfaltos os 20 primeiros quilômetros do Lote 2, entre as estacas 0 e 1000, além dos 16 quilômetros entre as estacas 1900 e 2718 (passando pelo povoado de Água Branca). “Entre esses dois trechos restam os 18 quilômetros entre as estacas 1000 e 1900, que ainda estão sem asfalto por conta do grande índice de chuva no local nesta época do ano. A construtora optou por avançar as obras em outros pontos da rodovia e retornar para finalizar quando passar o período chuvoso”, explica Márcio Fernandes, que também realiza a supervisão ambiental do Lote 2.

O serviço de terraplanagem concentra-se em cerca de 10 quilômetros depois da altura do povoado de Cantinho, no sentido Canché – como, por exemplo, nas imediações da Ponte do Tarrachil, que está em fase final do aterramento. Já a instalação de bueiros está centralizada em 9 quilômetros próximo do povoado Cabeça de Boi.


Executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutra e Transportes (DNIT), a obra de Implantação e Pavimentação da BR-235/BA representa um investimento de aproximadamente R$ 420 milhões, o que resultará em incremento no transporte de cargas e pessoas na região norte do estado, além do turismo histórico e ecológico que também devem aumentar. A expectativa é de que cerca de 600 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente com a obra. São quatro trechos de pavimentação, totalizando 283,3 quilômetros entre o município baiano de Juazeiro e a divisa dos estados Bahia e Sergipe.