12/01/2016

Goela da ema é transformada em calçadão em Jeremoabo

Fonte: bobcarles / Por Luiz Brito DRT/BA 3.913
Reprodução
A Goela da Ema, no centro comercial de Jeremoabo, acaba de ser fechada para o trafego de veículos, e foi definitivamente transformada em calçadão. Uma enquete movida pela Rádio Jeremoabo FM utilizando Whatsapp, Telefone e Facebook sentenciou que a maioria queria de fato a mudança. A manifestação popular em favor do espaço publico respaldou a efetivação do Decreto 001/2016, de 07.01.2016, transformando em Calçadão, a Rua Abdon Afonso, em toda a sua extensão.  
Com a decisão ficou proibida a circulação de qualquer meio de transporte automotor ou de tração animal em toda a extensão da Rua Abdon Afonso (Goela da Ema). Igualmente, ônibus  intermunicipal e interestadual  somente deverão circular dentro da cidade de Jeremoabo/BA, pelas Avenidas “Contorno” e “Recife”.

A prefeita Anabel Carvalho ressalta que a decisão foi tomada a partir a aceitação popular quanto à iniciativa de fechamento da Abdon Afonso. A gestora  acentua que a transformação da Goela da Ema em calçadão era um projeto-piloto da prefeitura, que pretendia de fato transformar aquela localidade em área destinada exclusivamente aos pedestres diante do crescimento da frota de veículos do Município, somado ao estreito espaço da via de mão dupla e de calçadas para pedestres, além dos riscos iminentes de acidente envolvendo veículos e pedestres na Rua Abdon Afonso.