16/02/2016

Virose da mosca chega a cidade de Monte Santo e lotam emergências
Fonte: MonteSanto.net
Com a chegada das chuvas, as moscas ressurgem e, com elas, as doenças sazonais - surto de diarreia, vômito, febre, dor de cabeça, dores musculares - que tem acometido um número crescente de moradores no Interior e na Capital. As emergências dos hospitais e os postos de saúde diariamente estão lotadas de pacientes com queixas semelhantes, estes são os sintomas desta virose, motivo de preocupação para as autoridades de saúde, que ainda nem travou uma batalha eficaz contra o Zika Vírus.

Um médico infectologista lembra que o surto começou antes do Carnaval. "Todos os anos, nessa época, o problema se repete. Com as chuvas, os poços transbordam, o nível do lençol freático sobe e há a proliferação de moscas, o agente transmissor da doença pode ser vírus ou bactéria. O vírus ou a bactéria, transportado(a) pelas moscas, fica alojado(a) nos alimentos ou na água. Somente com a realização de exames é possível detectar qual seja. Os casos de "virose da mosca" aumentaram nas últimas semanas com a proliferação dos insetos neste período chuvoso. 

Como suspeita-se que o principal vetor do surto é a mosca, que proliferou muito nas duas últimas semanas, popularmente, o quadro de náuseas, diarreia e febre passou a ser denominado "virose da mosca". Entretanto, o agente pode ser vírus ou bactéria. Na maioria dos casos, não há necessidade de internação. O tratamento é feito com hidratação oral. Se houver mais de dez evacuações por dia, com vômito, é preciso reidratação venosa, por algumas horas, em unidade de atendimento médico.

Ainda não foram divulgadas estatísticas oficiais de aumento de casos dos últimos 15 dias, mas os médicos e enfermeiros dizem que o número de pacientes com a queixa da virose triplicou principalmente em idosos e crianças. Segundo médicos, de janeiro a março, é comum o surgimento dessas doenças: "É cíclico. As moscas proliferam e favorecem a contaminação". As moscas circulam por lixões e, nas patas carregam vírus e bactérias até os alimentos que a população consome. Por isso, deve-se evitar o acúmulo do lixo, especialmente dentro de casa e lavar bem as mãos e os alimentos.


Em Monte Santo o número estimado de casos aumentou significadamente nas últimas semanas segundo informações são aproximadamente 50 casos por dia de pessoas nos hospitais e postos de saúde do município com suspeita da 'Virose da mosca'. O caso que pode ter se agravado no Município depois que o prefeito atrasou o salário dos servidores deixando os Garis sem o 13º que protestaram deixando a cidade em meio ao lixo que aumentou a proliferação de Moscas na cidade de Monte Santo.

As medidas de combate ao problema são simples e antigos: Sempre lavar bem as mãos e os alimentos antes de comer, procurar conservar bem os alimentos (na geladeira ou cobertos), manter a higiene da casa e sempre beber muita água para evitar a desidratação. As moscas circulam em vários lugares, como lixos, comidas estragadas e animais em estado de putrefação.