21/04/2016

Tocha Olímpica é acesa na Grécia e inicia sua jornada até o Rio 2016

Após cerimônia histórica, chama passa pela Suíça antes de iniciar o revezamento no Brasil

Fonte: http://www.rio2016.com/
No papel de alta sacerdotisa, Katerina Lehou acendeu a chama dos Jogos Rio 2016 (Foto: Facebook / Comitê Olímpico Helênico)
A chama Olímpica dos Jogos Rio 2016 já está ardendo na Grécia, berço do Movimento Olímpico. Sob clima de muita emoção, a cerimônia de acendimento aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), no Templo de Hera, em Olímpia. Imediatamente após o ritual, a tocha já iniciou sua jornada até o Rio de Janeiro, que culminará com o acendimento da pira Olímpica dos Jogos Rio 2016, daqui a 106 dias, em 5 de agosto, no Maracanã, marcando o início da primeira edição dos Jogos na América do Sul.

"A chama olímpica representa a esperança para nós. Estamos muito orgulhosos. É uma mensagem para os jovens: não desistam dos seus sonhos. Sonhos nos fazem mais felizes, nos fazem melhores. O Brasil está esperando por todos vocês. Os Jogos Olímpicos vão nos levar ao futuro", comentou Carlos Arthur Nuzman, Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que iniciou seu discurso com um beijo na bandeira do Brasil.

A chama foi acesa precisamente às 6h53 (de Brasília), durante o ritual simbólico que evocou as tradições dos Jogos da Antiguidade realizados na Grécia e foi estrelado por 29 sacerdotisas e 13 dançarinos. Utilizando a “skaphia”, espécie de espelho côncavo que converge os raios para um ponto específico, a atriz Katerina Lehou, no papel de alta sacerdotisa, foi a responsável por acender a chama Olímpica dos Jogos Rio 2016.
Rota do revezamento da Tocha Olímpica - Rio 2016


Giovane: "Está difícil até de falar. Receber a tocha neste lugar sagrado é único"

O bicampeão Olímpico saiu emocionado após representar o Brasil no primeiro trecho do revezamento da tocha Olímpica na Grécia  

Alguns momentos na vida a gente nunca esquece. O primeiro beijo, o nascimento dos filhos, o primeiro ouro Olímpico, o segundo ouro Olímpico e também o dia em que recebeu a chama Olímpica direto do Templo de Hera, na Grécia. O bicampeão Olímpico de voleibol Giovane Gávio viver hoje esse momento inspirador. E saiu da experiência inspirado:

Nesta quinta-feira (21), ele foi ser o primeiro do país-sede dos Jogos a conduzir a tocha Olímpica Rio 2016 após a cerimônia de acendimento da chama na cidade de Olímpia, na Grécia. O ex-atleta e gerente do voleibol do Rio 2016 recebeu o símbolo dos Jogos Olímpicos das mãos do ginasta grego  Eleftherios Petrounias, começando assim o revezamento que passará por Grécia, Suíça e mais de 300 cidades do Brasil até chegar ao Estádio do Maracanã, no dia 5 de agosto, palco da cerimônia de abertura.