04/05/2016

Pedido de prisão de Lula já está na mesa do juiz Sérgio 

Moro

Fonte: tribunadainternet
Charge do Elvis, reprodução do jornal Em Tempo
O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, recebeu da 4ª Vara Criminal de São Paulo o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a denúncia contra ele por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica no caso do tríplex de Guarujá. Os autos foram remetidos pela juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira na última quinta-feira, após ela negar recursos contra a decisão na qual declinou da competência para o juízo que centraliza a Operação Lava Jato, no Paraná, proferida há mais de um mês.
A posse do tríplex reformado pela construtora OAS para Lula e a ex-primeira-dama Marisa Letícia era investigada pelo Ministério Público de São Paulo, em inquérito decorrente do caso Bancoop, e pelo Ministério Público Federal na Lava Jato.
A magistrada entendeu que os crimes são de âmbito da Justiça Federal, por estarem relacionados ao esquema de corrupção na Petrobras. Agora, Sergio Moro decidirá se aceita a competência e se acata ou não o pedido de prisão e a acusação formal.
Lula também é investigado em outras frentes da Operação Lava Jato, cuja apuração ocorre sob o crivo do Supremo Tribunal Federal, por causa de citações a parlamentares e ministros com prerrogativa de foro privilegiado. Como a nomeação de Lula para a Casa Civil foi suspensa pelo Supremo, ele permanece sem ao benefício de foro especial.José Carlos Werneck