19/05/2023

O FIM DE UM INÍCIO

Fonte: JVPORTAL / JEREMOABO TV

JEREMOABO TV

Neste mês de maio do ano de 2023, o ‘FIM DE UM INÍCIO”, deixa de existir. É com pesar e tristeza, que trazemos a triste notícia da extinção da primeira casa de Jeremoabo, conhecida por todos como Casa das Almeidas, localizada na Praça da Matriz, ao fundo da nossa Igreja Matriz de São João Batista. Por duas vezes, a mesma teve prestes a ser tombada. Uma pelo o Governo do Estado na gestão do então Governo César Borges, tendo como Secretária de Cultura Dra. Sônia Bastos, mas, infelizmente o processo de tombamento veio a calhar na transição do Governo para Jacques Wagner. O segundo processo, deu-se na visita do Embaixador Sérgio Vieira (RJ), quando em visita a Jeremoabo, mas, logo em seguida, o mesmo foi acometido de um AVC. Tristeza para todos nós.

Deve-se registrar, que durante a existência desse patrimônio, após o falecimento de seus verdadeiros proprietários, a mesma ficou sob os cuidados do Sr. Sebastião Passos, que mesmo com seus parcos recursos financeiros, manteve sua estrutura em certa condição de conservação. Com o aumento de materiais de construção e baixa no salário, a coisa tomou outro rumo. A casa foi se deteriorando, e o Sr. Sebastião iniciava sua via crucies atrás do poder público, Federal, Estadual e Municipal. Para sua decepção, nada foi conseguido até a presente data. Restou a lamentação de vê a demolição, principalmente neste período chuvoso. Essa é mais uma página virada da História de Jeremoabo, do já teve, já foi e do já era. Fica só a lembrança em fotografias, vídeos, trabalhos escolares e faculdades.

Fazer mais uma nota sobre o fim de uma história, pode até parecer fora do compasso. Por meio do patrimônio histórico cultural podemos conhecer a história e tudo que a envolve. Por exemplo, a arte, as tradições, os saberes de determinado povo. Preservar e valorizar os elementos culturais de um povo é manter viva a sua identidade. 

Um patrimônio cultural ou mesmo histórico, esse é atribuído a valores históricos e culturais para uma determinada nação ou comunidade. Deve se considerar que muitos destes bens são identidade e memória da história e da cultura de toda a humanidade. Cidade sem história, é cidade morta.

Fica o nosso registro. Aguardemos a próxima extinção.

ANTES

Fachada da 1ª Casa de Jeremoabo ( Foto: Paulo Oliveira)
Patriarca das Almeidas Sr. Domingos de Almeida (Foto: Paulo Oliveira)
Sala de Visita (Foto: Paulo Oliveira)
Santuário formato original (Foto: Paulo Oliveira)
Sala de jantar (Foto: Paulo Oliveira)
Amigas: Edméa Sá, D. Maria Eunice (Niçou) e Neves Almeida
( Foto: Paulo Oliveira)
Sebastião Passos - Hoje, proprietário, se queixa da falta de apoio do poder público para conservação    (Foto: Paulo Oliveira)

HOJE

JEREMOABO TV

Para melhor visualização, assista ao VÍDEO abaixo.

VÍDEO