24/12/2023

 BAIRRO SÃO JOSÉ

Revelando a Alma do Bairro: São José e suas Olarias

Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV

JV PORTAL / JEREMOABO TV

Amigos seguidores do Canal Jeremoabo TV. Hoje nossa visita será nesta comunidade, para trazermos mais informações sobre o desenvolvimento e conversarmos com alguns moradores como eles estão se sentindo com as mudanças realizadas. O mesmo está distante da sede a 2 KM 300 metros.

Este Bairro, contribuiu muito para o desenvolvimento da cidade de Jeremoabo e região. Aqui, por muito tempo, foi o celeiro na geração de empregos e produção de alvenarias, através do Sr Mim, D. Enedina, Messias de Ágda, Maurinho, José da Olaria, Valmir e João Peba.

Com a chegada das fábricas de blocos algumas foram deixando de existir.

Falando na qualidade de vida, o bairro hoje encontra-se calçado, com praças, creche, escola, unidade de saúde, sem deixar de falar na igreja que foi construída tendo como padroeiro, São José, que traz o mesmo nome do bairro. Antes, a comunidade tinha que se deslocar para cidade. No mês de março, o padroeiro é festejando durante nove noites, finalizando as festividades com missa festiva e procissão. Um filho ilustre do bairro conhecido, como Sr Manezinho, católico fervoroso, contribuiu muito na animação dos cânticos religiosos tocando seu tronbone.

O bairro atualmente, conta com vários pontos comerciais, aonde os moradores da cidade ou mesmo visitantes, podem desfrutar da gastronomia do restaurante do Messias do Bode, hoje comandado pela viúva Ágda, saboreando um prato bastante conhecido, aquele bode assado acompanhado com a saborosa farofa d´agua.

Relembrando um pouco da história do bairro, não podemos deixar de registrar momentos inesquecíveis e alegres, vividos entre os anos 70 e 80. Ali, vários jovens da comunidade e da cidade, frequentaram a boate Risca Faca do Messias do Bode, a Dancing Dayse do nosso amigo José Wilson e outras existentes na época.                                                                                                                                                                                             

Na parte esportiva, aos domingos, os moradores desfrutavam de jogos amistosos onde a alegria reinava, tendo à frente voluntários como Raimundinho, Paulinho de Manezinho e nosso saudoso Esquerdinha o SJ entre outros. Ressaltando, que até hoje, o local que serve para a prática esportiva, pertence ao empresário Vavá da Cerâmica S.O.S., que não mediu esforços para contribuir com os jovens atletas. 

Queremos registrar, que um dos anseios dos moradores, principalmente dos desportistas, é que fosse construída uma quadra poliesportiva no bairro, para dar incentivo ao esporte e, com isso ocupar a mente dos mais jovens. 

 Falando em praças, na entrada nos deparamos com a primeira revitalizada aonde os moradores podem desfrutar do descanso ao ar livre. Seguindo em frente, chegamos à Praça Benigno, nome dado de um morador que prestou relevantes serviços à comunidade tendo sido proprietário de vários lotes, aonde foram construídas várias residências. Sua filha Francisca diz da satisfação de residir no bairro.

Não podemos deixar de enaltecer, vários moradores antigo, que já se encontram em outro plano espiritual, que contribuíram para o desenvolvimento do bairro como: o Sr. Mim, Saturnino, D. Enedina, Sr Benígno, Sr Gonçalo, Pedro Fontes, D. Caboquinha, a rezadeira D. Maria do Damo, nosso saudoso Zé Fontes que não media esforços para ajudar os mais necessitados na área da saúde, e outros.

Em meio aos mais antigos oleiros, tivemos o prazer de conhecer o Sr. José das Olarias residente no bairro, com mais de 80 anos.

Falando-se de antiguidade, encontramos o nosso amigo Antônio, conhecido como Turiba, que iniciou sua vida aos 15 anos, trabalhando como carroceiro. Hoje com 70 anos de idade, continua com o mesmo vigor, totalizando 55 anos de atividade, servindo à comunidade do município de Jeremoabo, na entrega de blocos, tijolinhos e areia.

No seio da comunidade encontramos com toda vitalidade, D. Ângela de Ismael, tendo sido a mesma, pioneira na padronização de barraca nos festejos junino da Duque de Caxias, em homenagem a São Pedro. Já o Sr. Louro que se encontra firme e forte continua com a mesma alegria de sempre.

Já na saída de nossa visita, fomos convidados a conhecer o centro dos orixás da nossa amiga Dasdores, que já existe a mais de 27 anos, quando ali já pertencia ao pai Toinho, lugar sagrado a mais de 30 anos. Belíssimas imagens, verdadeira obra de arte com mais de três metros de altura. Parabéns!!!

Centro Ilê Labe Awon Asé Osumaré

Logum Edé
Ogum

Iansã

Velho Marujo

Velho Marujo
Iemanjá
Oxum
Xangô
Nanã
Maria Padilha
Yroko
Bará Lodê

E assim, mostramos a você, um pouco deste bairro que compões o município de Jeremoabo.

É A JEREMOABO TV – JUNTO A VOCÊ VALORIZANDO E APOIANDO A CULTURA, AS TRADIÇÕES E COSTUMES DO NOSSO POVO

VÍDEO