21/02/2024

"Conheça a História de José Osório de Farias, o Lendário Zé Rufino, o Maior Matador de Cangaceiros da História. Patrono da CIPE/Caatinga/BA. (118 Anos)

Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO

Pesquisa de alguns dados Wikipédia 


Crédito: Google

José Osório de Farias, mais conhecido como Zé Rufino, nascido em São José do Bel Monte, Pernambuco nascido 20/02/1906, (118 anos), o mesmo era fascinado pela música tendo se tornado sanfoneiro muito novo, conhecido como um dos mais respeitados sanfoneiros da região.

Diante da fama, o sanfoneiro veio a conhecer o temido cangaceiro Lampião, tendo chamado a atenção do mesmo. Zé Rufino, recebeu duas vezes o convite de juntar-se aos foras da lei comandados por Virgulino, ele rejeitou ambas propostas, ele sabia que rejeitando os convites do criminoso, jamais teria tranquilidade ao lado de sua sanfona.

Zé Rufino, se muda para Jeremoabo no Estado da Bahia, com o objetivo de tornar-se oficial da Polícia Militar. Segundo relata-se, que para ingressar na Corporação, primeiro passaria como Polícia Contratada “ PC” e, em seguida  Polícia de Volante “PV”. Mas, pelo seu ato de coragem e bravura, galgou a patente de Tenente.

No ano de 1938 aproximadamente, o nome do Tenente Zé Rufino, já havia chegado aos ouvido de Lampião que decidiu tomar uma providência contra o policial, em julho daquele ano.  Foragido da lei juntou seu bando, planejando pôr um fim a Zé Rufino.

PM Luiz Rufino 

Na manhã de 28 de julho, enquanto Corisco se dirigia ao bando, foi alertado que Lampião havia sido executado pela tropa de João Bezerra da Silva,   Corisco, agora cheio de raiva, jurou vingar seu chefe. Então, em agosto de 1938, matou, à sangue frio, Domingos Ventura e toda sua família.

Tenente João Bezerra da Silva em 1940, com o cangaço já enfraquecido, Corisco e sua mulher, Dadádecidem por sair da vida de cangaceiros e planejando sua fuga, buscando viver no anonimato. Enquanto passavam pela Bahia, eles se hospedaram na Fazenda Pacheco por certo tempo.

Com algumas informações, Zé Rufino descobre o lugar onde o casal de bandidos estavam escondidos. O oficial e sua tropa, no 25 de Maio de 1940, surpreenderam Corisco e Dadá, exigindo que eles se rendessem.

Os criminosos tentaram fugir, porém Dadá foi atingida na perna, e Corisco teve seu abdómen alvejado, vindo a falecer algumas horas após. [

Após a morte de Corisco, Zé Rufino ficou conhecido como o maior caçador de cangaceiros da História.

O Tenente Zé Rufino, veio a falecer em 20/02/1969 na cidade de Jeremoabo/BA. Era uma figura lendária da história da região nordeste do Brasil, especialmente no contexto do cangaço. Nascido em uma época tumultuada, Zé Rufino se destacou como um dos maiores matadores de cangaceiros, ganhando fama e respeito por sua coragem e habilidade em enfrentar os bandos que aterrorizavam a população local de Jeremoabo e região.

Zé Rufino era conhecido por sua determinação implacável em perseguir e capturar cangaceiros, muitas vezes liderando expedições arriscadas para trazer justiça às comunidades afetadas pela violência do cangaço. Sua reputação como um homem destemido e justo cresceu ao longo dos anos, e ele se tornou um símbolo de resistência e bravura para muitos.

JEREMOABO TV – JUNTO A VOCÊ.