Início das Atividades da UNEB em Jeremoabo: Uma Nova Esperança para a Educação Quilombola e Indígena
Fonte: JV PORTAL ; JEREMOABO TV
O início das atividades da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Jeremoabo instalada no Povoado Caritá, marca um momento significativo para a promoção da educação inclusiva e acessível, especialmente para as comunidades quilombolas e indígenas da região.
O evento, teve início neste sábado 21 de setembro de 2024, por volta das nove horas da manhã na Praça do Forró, onde foram desenvolvidas atividades culturais entre as comunidades integrantes quilombolas do Baixão de Baixo, de Cima, Casinhas, Baixa dos Quelés, Brejinho, grupos indígenas das cidades de Abaré, Banzaê, Glória, além de outras etnias.
Essa iniciativa representa um passo importante na valorização e preservação das culturas locais, oferecendo oportunidades de formação superior que respeitam e integram saberes ancestrais.
Segundo fomos informados, que o curso a ser dado o pontapé inicial, será o de Licenciatura em Pedagogia Quilombola que será composto por 46 alunos das cidades de Jeremoabo, Antas, Banê e Abaré.
A UNEB, reconhecida por seu compromisso com a diversidade e a inclusão, busca atender às demandas específicas dessas comunidades, promovendo cursos que dialoguem com suas realidades e necessidades.
O início das atividades da UNEB em Jeremoabo é, portanto, uma celebração da diversidade e uma oportunidade de empoderamento para os jovens quilombolas e indígenas. Com isso, a UNEB reafirma seu papel como uma instituição comprometida com a justiça social e a equidade na educação.
Para finalizar, foi registrado por alguns integrantes do movimento, a falta de autoridades na abertura das atividades da Universidade UNEB onde gerou um clima de desânimo entre os presentes. A ausência de representantes oficiais, que poderiam trazer apoio e incentivo, deixou um vazio na cerimônia, impactando a celebração do início das atividades.
Segundo uma liderança do movimento, disse: Jeremoabo ainda não despertou para sua potencialidade. Nossa cidade encontra-se adormecida.