02/12/2024

 Cleomar César Macedo Costa: Um Filho de Jeremoabo Recebendo Reconhecimento em Sergipe

Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV

RP: 9291/BA

No próximo dia 9 de dezembro, Cleomar, um legítimo filho de Jeremoabo, será homenageado com o Título de Cidadania Sergipana, uma honraria que reconhece sua dedicação, trabalho e contribuição para o desenvolvimento do estado vizinho.

Essa conquista é motivo de orgulho não apenas para ele e sua família, mas também para todos nós, Jeremoabenses, que vemos em Cleomar um exemplo de perseverança, competência e amor à sua terra natal, mesmo ao expandir sua trajetória além das fronteiras de Jeremoabo.

O Título de Cidadania Sergipana é a consagração de um legado construído com esforço, valores sólidos e uma atuação que inspira. Que esse reconhecimento seja um marco em sua caminhada e um lembrete de que, onde quer que esteja, Cleomar carrega o nome de Jeremoabo com honra e respeito.

Aproveitando o ensejo, queremos chamar a atenção do poder publico e dizer, que é imprescindível que o poder público de Jeremoabo reconheça e apoie iniciativas que fortalecem o turismo em nossa região. Contamos com um filho da terra, como agente de turismo dedicado que, com criatividade e esforço, está em busca de  trazer divisas e impulsionar a economia local. Esses profissionais não apenas promovem as riquezas culturais e naturais do município, mas também atraem visitantes que geram renda para setores como hospedagem, alimentação e transporte. Que gestores e secretários, fiquem de olhos abertos e priorizem o turismo no município.

Em nome da JEREMOABO TV, parabenizamos ao nosso ilustre Jeremoabense pelo o reconhecimento do seu trabalho como também pelo o Título Honorífico ora concedido. Parabéns!!! 

JEREMOABO TV - JUNTO A VOCÊ !!!




PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº _______/2024            

Autoria: Deputado Doutor Samuel

Concede Título de Cidadania Sergipana ao Senhor Cleomar Cesar Macedo Costa, turismólogo, radialista, fotojornalista e mestre em meio ambiente.

 O GOVERNADOR DO ESTADO DE SERGIPE,

Faço saber que a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe APROVOU e que a Mesa promulga a seguinte Resolução:

Art. 1º – Fica concedido o Título de Cidadania Sergipana ao Senhor Cleomar Cesar Macedo Costa, turismólogo, radialista, fotojornalista e mestre em meio ambiente.

 Art. 2º – A Assembleia Legislativa deve fazer, em Sessão Especial a entrega do Diploma correspondente ao Título de Cidadania, concedido na forma do art. 1º desta Resolução.

Art. 3º – Esta Resolução entra em vigor na data de sua promulgação. Palácio Governador João Alves Filho, Aracaju/SE, 27 de maio de 2024.

Justificativa em Anexo

DOUTOR SAMUEL Deputado Estadual

JUSTIFICATIVA

 Nos termos da Resolução nº 33, de 14 de dezembro de 2005, apresento o presente Projeto de Resolução com a finalidade de homenagear o Senhor Cleomar Cesar Macedo Costa, turismólogo, guia de turismo nacional e América do Sul, radialista, fotojornalista e mestre em meio ambiente.

 Nascido em 17 de dezembro de 1962 na cidade de Jeremoabo, estado da Bahia. Filho de seu Valberto e dona Risó. Seus irmãos: Cristina, Cláudio, Cristiano, Célia e Carlos. Em 15 de novembro de 1977 mudou-se para Aracaju com sua família.

Possui graduação em Turismo pela Faculdade Estácio de Sergipe (2011), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2014) e curso técnico em Rádio e Televisão pelo SENAC/SE.

 Radialista (DRT 1898/SE), apresenta o programa Estação Turismo, com passagem pelas rádios GACC WEB, Cultura FM, Sara Brasil FM e Jubileu FM, voltado para o turismo; também é fotojornalista (DRT 1415/SE).

 Pai de quatro filhos: Jadhy, Andressa, Ícaro e Iago. Casado com Clezia de Souza Santos, economista e mestre em Desenvolvimento Regional.

Cleomar Macedo possui atuação reconhecida no turismo, setor que trabalha há 15 anos. Desde adolescente tinha a proposta de trabalhar com algo no viés sustentável ecologicamente. Foi então que decidiu unir essa proposta com outra paixão que ele sempre teve: o turismo. Depois de cursar a graduação e, logo em seguida, seu mestrado, o agora turismólogo resolveu iniciar as suas atividades.

Mas muito além de praticar um turismo tradicional, também quis empreender com a sua proposta de promover um tipo de turismo sustentável, ou seja, que tente causar o mínimo de impacto no meio ambiente, na sociedade e na economia. Foi então que, em 2010, optou por abrir sua própria agência de turismo. Agora, com sua ideia bem formada e com a vontade de empreender, ainda faltava um último detalhe, mas não menos importante: um nome pra essa sua agência.

Escolheu o verbo ‘Verdear’ porque o seu significado tem muito a ver com “retornar ao verde (o campo) após as secas ou queimadas; reverdecer.” O turismo que se propõe a fazer é um tipo “verde”: com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar — aspectos que não recebem a devida atenção devido a correria do dia a dia — mas também respeitando as pessoas e o meio ambiente (sustentabilidade social e ambiental). Daí nasceu a Agência “Verdear Turismo Sustentável”.

  Paralelamente as atividades descritas, Cleomar também é corredor de rua.

Em 2016, quando era servidor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) de Aracaju, foi escolhido pela Comissão do Comitê Olímpico para conduzir a Tocha Olímpica Rio/2016 na capital sergipana, por conta de sua história de vida e relação com o esporte: sempre ligado ao esporte, Cleomar recebeu um duro golpe do destino quando teve que abandonar o futebol, que era o esporte que ele mais gostava, por causa de problemas no joelho. Entrou em depressão e buscou o álcool como fuga. Após entrar para um grupo de autoajuda, conseguiu lutar contra o alcoolismo. Aos 45 anos, Cleomar voltou para a universidade e, três meses depois, já participava de sua primeira corrida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Desde então, ele vem superando as barreiras do tempo, participando de corridas e de maratonas.

 Sempre em suas apresentações, Cleomar se descreve como baiano mais sergipano que existe. Sua identidade com nosso estado, seu trabalho com o turismo sustentável, e sua trajetória de vida são critérios justos e inegáveis para concessão de Título de Cidadão Sergipano.

 Diante do exposto, rogo aos Nobres Colegas o apoio e aprovação deste Projeto de Resolução de Concessão de Título de Cidadania.

Palácio Governador João Alves Filho, Aracaju/SE, 27 de maio de 2024

DOUTOR SAMUEL Deputado Estadual

 

PROTOCOLO DE ASSINATURA(S) O documento acima foi assinado eletronicamente e pode ser acessado no endereço https://aleselegis.al.se.leg.br/autenticidade utilizando o identificador 3100300031003800310033003A005000 Assinado eletronicamente por Doutor Samuel em 27/05/2024 14:43

Checksum:ABFFBD27BE16BA142B107FBAD97DF3420BDAEA545FEB6AAF0339C49C5DDD6788