14/11/2025

 TOM: SAUDADE DE UM AMIGO QUE A VIDA LEVOU, MAS O CORAÇÃO GUARDOU

Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV

RP: 9291/BA

Jeremoabo amanheceu entristecida neste 14 de novembro de 2025, com a partida de Everton Almeida, o nosso “Tom, o Tom Legal”, Odontólogo, Ex-Deputado Estadual da Bahia, Ex-Vereador de Jequié, (84), um homem que dedicou sua vida ao bem, ao cuidado e ao progresso de sua terra Natal Jequié, mas, teve também, seus olhares para a nossa querida Jurema em Flor “Jeremoabo”, o qual casou com a Sra. Regina Andrade, filha do Sr. Raimundo Nonato Andrade e de sua esposa D. Lourdes do Capitão Bento e D. Lídia.

Tom deixa esposa duas filhas e dois netos. O mesmo será sepultado em sua terra natal Jequié. Sua presença sempre foi marcada pela disposição em ajudar, pela palavra amiga e pela vontade sincera de ver Jeremoabo crescer, prosperar e ser um lugar melhor para todos. Tom foi acometido por um infarto, seguida de parada cardíaca, enquanto estava no município de Juazeiro/BA.

Everton Almeida conhecido como “Tom ou mesmo Tom Legal”, não passou pela vida em vão. Ele deixou marcas profundas em cada gesto de solidariedade, em cada ação em prol da comunidade, em cada pessoa que teve o privilégio de conviver com ele. Sua generosidade ultrapassava limites; seu amor por Jeremoabo se refletia em cada atitude, sempre pensando no coletivo, sempre agindo com humildade e dedicação, pela a Cultura e de Patrimônios Históricos de nossa cidade.

Hoje, nosso município perde um grande cidadão, grande Ex-Deputado Estadual, mas ganha um legado que jamais será esquecido. Everton Almeida permanece vivo na memória de todos que o admiraram, que receberam sua ajuda ou que simplesmente foram tocados por sua forma tão humana de ser.

Pouca gente lembra e muitos que sabem fazem questão de registrar que Jeremoabo antes só tinha BR-110 passando dentro da cidade graças à firme atuação de Tom, quando exercia o mandato de Deputado Estadual. Na época, o projeto original não contemplava o traçado atual. Pelo contrário: a proposta inicial encaminhava a rodovia por trás da Serra da Santa Cruz, saindo praticamente nas proximidades do povoado Boa Vista, distante do centro urbano e totalmente desconectada da dinâmica da cidade.

Diante da partida de Everton Almeida, uma pergunta ecoa com força no coração de muitos Jeremoabenses: como um homem desse, que lutou, representou Jeremoabo, que tanto fez pela nossa cidade, nunca recebeu o Título de Cidadão Jeremoabense, enquanto tantos outros o recebem com tanta generosidade sem nada fazer pela cidade ou mesmo pela a comunidade?

JEREMOABO TV, através do seu Diretor Presidente Jovino Fernandes, juntamente com a equipe, presta justas homenagens a esse grande ser humano, pela sua capacidade administrativa em defender a nossa Jeremoabo não só quando Deputado Estadual, mas fora dela, ajudando Associações do nosso Município, como, a nossa Filarmônica 24 de Junho, o Esporte local em varias localidades do município, a Associação Jeremoabense de Futebol, a  Equipe do Bandeirantes, todas elas tornaram-se de Utilidade Pública junto ao Estado, diante de seus projetos apresentados junto a Assembléia Legislativa da Bahia. 

É importante lembrar um capítulo marcante da história associativa de Jeremoabo: todas as associações do município só passaram a ter o reconhecimento de Utilidade Pública Estadual, graças a uma articulação direta feita na época pelo Vereador Jovino Fernandes junto ao então Deputado Tom, na Gestão do então Prefeito, João da Silva Varjão (João Ferreira).

Quero fazer um registro muito gratificante e de alegria que jamais será esquecido para que fez parte da Filarmônica 24 de Junho, foi quando Tom em pleno São João nos doou uma farda de Gala .

Tom deu apoio a todos Artesãos de Jeremoabo, além de lutar incansavelmente pela preservação da Fazenda Caritá, pertencente ao Barão de Jeremoabo, que antes pertencia a Jeremoabo, hoje, oriunda à cidade de Sito do Quinto, emancipada da cidade mãe “ Jeremoabo”.

Primeira Casa de Jeremoabo extinta dos anais da nossa História, demolida pela falta de apoio do Município em gestões passadas e consequentemente pelas intempéries do tempo. Era desejo do Tom, lutar pela restauração da Mansão do Casarão da Família Sá, Serra da Santa Cruz ou mesmo chamada Serra do Cavaleiro sem iluminação da nossa Capela e o Monumento da Fé, erguido pelo Gestor Dr. Carvalho Sá “Dr. Sá”, além da Casa da Cultura.

Que Deus o receba em luz e que sua família encontre conforto na certeza de que Everton cumpriu com excelência sua missão na terra. Jeremoabo agradece por tudo que ele fez — pelas ações, pelos ensinamentos, pelo exemplo.

Nos solidarizamos profundamente com a família de Tom neste momento de dor e despedida. Sua partida deixa um vazio imenso, mas também um legado de luta, trabalho e amor por Jeremoabo. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos, dando força para atravessar esse momento tão difícil. Tom seguirá vivo na memória e na gratidão de nossa gente.

Meu grande e eterno amigo, descansa em paz, Tom. Sua história continuará inspirando nossa gente.

JERMOBO TV - JINTO A VOCÊ !!!