QUASE SETE ANOS DE ESPERA: DEMUTRAN AINDA NÃO É REGULARIZADO EM JEREMOABO
Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV
RP: 9291/BA
Quase sete anos se passaram desde os primeiros anúncios, promessas e expectativas em torno da implantação do DEMUTRAN, e até o momento nada foi, de fato, concretizado. O que se viu ao longo desse período foi apenas promessas, sem ações práticas que resultassem na organização, fiscalização e melhoria do trânsito no município.
A ausência do DEMUTRAN reflete diretamente no dia a dia da população: trânsito desordenado, falta de fiscalização efetiva, insegurança para pedestres, ciclistas e condutores, além do descumprimento constante das normas de trânsito. Situações que poderiam ser minimizadas com a atuação de um órgão municipal estruturado continuam sendo ignoradas.
A falta de sinalização de trânsito nas vias da cidade de Jeremoabo tem colocado em risco motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Ruas sem placas, ausência de faixas de pedestres, lombadas sem pintura e cruzamentos sem qualquer orientação tornam o tráfego confuso e perigoso, aumentando o risco de acidentes diariamente.
Diante dessa realidade, é urgente a regularização e o efetivo funcionamento do DEMUTRAM. Um órgão municipal de trânsito ativo e estruturado é fundamental para organizar o fluxo de veículos, fiscalizar irregularidades, orientar a população e, principalmente, garantir a segurança viária.
No último sábado (17), foi registrado um grande engarrafamento na Rua Dr. Ábdon Afonso, situação que poderia ter sido evitada. Um carro de entrega de cerveja em pleno pico da manhã, parou na pista da direita para realizar descarregamento de mercadorias, mesmo já havendo veículos estacionados ao longo da via.
A atitude acabou bloqueando parte da pista, comprometendo o fluxo normal do trânsito e causando transtornos a motoristas, motociclistas e pedestres que passavam pelo local. O congestionamento se formou rapidamente, evidenciando a falta de organização, fiscalização e orientação no trânsito da cidade.
Ainda no mesmo sábado (17), outro transtorno no trânsito foi registrado, desta vez na via de acesso à feira das verduras. O carro do lixo precisou parar em meio à rua para realizar o serviço de coleta de lixo, provocando um segundo engarrafamento na localidade.
É importante destacar que não houve culpa por parte do motorista, que apenas cumpria seu trabalho. O problema ocorreu devido a uma barraca deixada no meio da via pública, impedindo a passagem normal do veículo e forçando a paralisação do trânsito.
Organização urbana e respeito às normas são essenciais para evitar situações como essa, que se repetem e prejudicam toda a coletividade.
Em tempo, solicitamos ao órgão competente do DEMUTRAN que nos informe se a situação em questão já se encontra devidamente regularizada, bem como, se possível, o encaminhamento de quaisquer esclarecimentos ou documentos que comprovem tal regularização. Estamos à disposição.
JEREMOABO TV - JUNTO A VOCÊ !!!
ACESSE: BLOG JV PORTAL - "O PORTAL DA CULTURA” MATÉRIAS DIÁRIAS




