23/01/2008

ARTESANATO: CULTURA QUE GERA NEGÓCIOS

Jovino Fernandes

Pelo texto Bíblico, Deus foi o primeiro e o mais perfeito artesão do universo. O barro nas mãos do oleiro passou a ter vida, e essa inspiração criativa foi transmitida ao homem, que com suas mãos começou a transformar o barro e tantas matérias-primas em arte, em objetos decorativos e utilitários.
O PORTAL JV, no dia 19/01/08 em companhia de professores e acadêmicos da Faculdade Estadual Vale do Acaraú, visitou a Cerâmica e Artesã, localizada no povoado Cajueiro, Município de Itabaiana-SE. Afastado da sede aproximadamente 20 Km, debaixo de um galpão, encontramos verdadeiros artistas que transformam o barro em verdadeiras obras de artes.


Com a crise de desemprego que enfrentamos, cada vez mais as pessoas procuram saídas estratégicas para conseguir dinheiro. Muitas pessoas têm conseguido ganhar mais, através do artesanato, que além de poder ser feito sem sair de casa, traz lucros sem a necessidade de investir muito capital.

O fato que nos chamou à atenção foi em saber que os mesmos ganham em média acima de R$ 700,00, além dos produtos que são levados de caminhão para serem comercializados no Estado de São Paulo.
Esperamos que este trabalho sirva de espelho para nossos artesãos, e, que os mesmos possam manter a verdadeira independência e transforme nossa querida Jeremoabo em uma cidade que gere emprego e renda.