Jovino Manoel
SÃO SEBASTIÃO, ROGAI POR NÓS!
Onipotente e eterno Deus, que pelos merecimentos de São Sebastião, vosso glorioso mártir, livrastes os vossos fieis de doenças contagiosas, atendei as minhas súplicas para que, recorrendo agora da nossa necessidade a vós , afim de alcançar semelhante favor ,mereçamos , por sua valiosa intercessão , sermos livres do flagelo da peste e de toda moléstia do corpo e da alma. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso, Amem.
O Portal JV, em matéria publicada em 15 de junho de 2007, expôs algumas observações quanto aos costumes, tradições, religiosidade e cultura do povo de Jeremoabo, que de certa forma estavam sendo modificadas bruscamente em nossa Paróquia. Os fieis esperavam que as coisas melhorassem, mas, segundo "alguns católicos restantes", parecem desanimados com o que vem acontecendo. E aqui indagamos.O que está acontecendo com a igreja católica? O povo está virando herege?A religião já não é a mesma? Por que as igrejas estão esvaziando a cada dia? A fé do povo deixou de existir? O povo já não crer mais em nada? Os padres, já não são mais os mesmos? Nós vamos para o inferno? Eles vão pro céu? Pro purgatório? Eles fazem algo errado de que deva se arrepender? Eles fazem algo errado de que não possa se arrepender? Eles não fazem nada de errado? Eles podem dizer o que querem na Missa? Eles podem bradar quem deve ou não assistir a Santa Missa? Será que podemos ainda entrar numa igreja? Os fieis que não derem o dízimo não terão a salvação? Parece que a fé que era peculiar do povo de Jeremoabo, está sendo abalada com tantas mudanças e ou extinção por parte da igreja local no tocante aos costumes e tradições. Será que já não está na hora deles reverem tal situação e até mesmo seus comportamentos? Quem não se lembra do Tríduo de preparação para a festa de São Sebastião que a mais de cem anos sempre foi comemorado, tendo início no dia 17 findando no dia 19 onde no dia 20 o povo em geral participava da Missa Solene e procissão?

Na imagem, falta-lhe a faixa vermelha com o broche (Foto Atual)




Pesquisas revelam, que em todos os países do mundo, padres, frades, freiras, bispos e leigos, em número crescente, que não é possível contar, estão renunciando ao catolicismo, por motivos ideológicos, de consciência e de fé. A Igreja Católica esvazia-se, perde terreno, definhando-se, na proporção em que a Bíblia é difundida, lida e estudada, e na medida em que o povo se civiliza, evolui intelectual e espiritualmente. Leia site baixo.
http://veja.abril.com.br/270405/p_080.html
Algumas perguntas aqui podem ser óbvias demais ou mal elaboradas. Não estamos agindo de má fé e nem buscando ofender ninguém, muito menos a Igreja Católica, mas, simplesmente fazendo alguns questionamentos que a cada dia os fieis se perguntam.
"Os católicos devem estar atentos e vigilantes, porque existem forças e grupos que querem destruir a fé." (Benedicto XVI)