17/01/2008

JEREMOABO PELO AVESSO

Jovino Manoel

SÃO SEBASTIÃO, ROGAI POR NÓS!
Onipotente e eterno Deus, que pelos merecimentos de São Sebastião, vosso glorioso mártir, livrastes os vossos fieis de doenças contagiosas, atendei as minhas súplicas para que, recorrendo agora da nossa necessidade a vós , afim de alcançar semelhante favor ,mereçamos , por sua valiosa intercessão , sermos livres do flagelo da peste e de toda moléstia do corpo e da alma. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso, Amem.

O Portal JV, em matéria publicada em 15 de junho de 2007, expôs algumas observações quanto aos costumes, tradições, religiosidade e cultura do povo de Jeremoabo, que de certa forma estavam sendo modificadas bruscamente em nossa Paróquia. Os fieis esperavam que as coisas melhorassem, mas, segundo "alguns católicos restantes", parecem desanimados com o que vem acontecendo. E aqui indagamos.O que está acontecendo com a igreja católica? O povo está virando herege?A religião já não é a mesma? Por que as igrejas estão esvaziando a cada dia? A fé do povo deixou de existir? O povo já não crer mais em nada? Os padres, já não são mais os mesmos? Nós vamos para o inferno? Eles vão pro céu? Pro purgatório? Eles fazem algo errado de que deva se arrepender? Eles fazem algo errado de que não possa se arrepender? Eles não fazem nada de errado? Eles podem dizer o que querem na Missa? Eles podem bradar quem deve ou não assistir a Santa Missa? Será que podemos ainda entrar numa igreja? Os fieis que não derem o dízimo não terão a salvação? Parece que a fé que era peculiar do povo de Jeremoabo, está sendo abalada com tantas mudanças e ou extinção por parte da igreja local no tocante aos costumes e tradições. Será que já não está na hora deles reverem tal situação e até mesmo seus comportamentos? Quem não se lembra do Tríduo de preparação para a festa de São Sebastião que a mais de cem anos sempre foi comemorado, tendo início no dia 17 findando no dia 19 onde no dia 20 o povo em geral participava da Missa Solene e procissão?
Procissão São Sebastião
Festa São Sebastião (Foto Antiga)




Na imagem, falta-lhe a faixa vermelha com o broche (Foto Atual)

Dando seqüência à religiosidade, os 113 anos da festa do Coração de Jesus, celebrada na Paróquia de São João Batista este ano, curiosamente não teve a participação do “Apostolado da Oração”. Foi extinto? (Matéria Espedito de 13/11/07).
Se lembram do antigo Catecismo na Igreja Matriz de Jeremoabo (São João Batista) que sempre aconteceu aos domingos à tarde ministrado pela Srtª Edméa (Béi), administradora da referida Igreja e que obviamente acontecia no interior do templo? Fomos informados que a mesma continua com ele – catecismo, mas agora e fora dela (Igreja), num jardim, sob uma árvore. O que foi que houve? (Matéria Espedito de 13/11/07)


O mês de maio ou mês de Maria como é chamado, já não é a mesma coisa. Até a procissão em dezembro houve modificação. A procissão de N.Senhora da Conceição,que antes saía da Igreja Matriz São João Batista, a imagem saiu da casa de D. Anitinha para a sua Igreja. Falando da Mãe de Deus, o que aconteceu com N.Senhora de Fátima a Santa Peregrina que durante o mês de outubro visitava as casa das famílias jeremoabenses? A mesma era conduzida até a Igreja Matriz onde rezava-se a ladainha e logo apoís era conduzida pelos fieis. Tudo está acabando, é uma pena.


A devoção à Nossa Senhora do Carmo começou em nossa cidade há mais de meio século. Seus festejos originaram-se também há mais de cinqüenta anos, através de devoção particular de D. Maria Augusta, mais conhecida como Maria de D. Lina, (esta última, esposa do Cel. Jesuíno Martins de Sá Júnior), em sua residência, localizada à Praça da Matriz. Sempre aconteceu a novena à Nossa Senhora do Carmo, iniciada aos 07 de julho, findando-se no dia 16 com missa festiva e logo após o Ofício do Carmo. Com a morte de D. Maria, o quadro com a imagem de Nossa Senhora ficou na casa de D. Maria José Nolasco, conhecida por todos como D. Duquinha. Após seu falecimento, a novena vinha acontecendo na Igreja Matriz de São João Batista. Esse ano, o novo Pároco sugeriu que a novena acontecesse nas ruas, o que dificultaria a locomoção dos Irmãos do Carmo, pessoas de idade que mantiveram essa devoção até hoje. Nossa Senhora providenciou um novo local, que, com a proteção Divina, desde o dia 07 próximo passado até o dia 16, realizou-se o novenário, diga-se de passagem, muito freqüentado , findando-se com o grande Ofício do Carmo cantado, muitos fogos e uma confraternização entre os parentes. Que Nossa Senhora do Carmo interceda por todos os que contribuíram para essa festa acontecesse, apesar das intempéries, a qual foi coroada de muito brio e devoção. (MATÉRIA: TJMP em 29/07/07).
Pesquisas revelam, que em todos os países do mundo, padres, frades, freiras, bispos e leigos, em número crescente, que não é possível contar, estão renunciando ao catolicismo, por motivos ideológicos, de consciência e de fé. A Igreja Católica esvazia-se, perde terreno, definhando-se, na proporção em que a Bíblia é difundida, lida e estudada, e na medida em que o povo se civiliza, evolui intelectual e espiritualmente. Leia site baixo.
http://veja.abril.com.br/270405/p_080.html
Algumas perguntas aqui podem ser óbvias demais ou mal elaboradas. Não estamos agindo de má fé e nem buscando ofender ninguém, muito menos a Igreja Católica, mas, simplesmente fazendo alguns questionamentos que a cada dia os fieis se perguntam.

"Os católicos devem estar atentos e vigilantes, porque existem forças e grupos que querem destruir a fé." (Benedicto XVI)