18/02/2008

RÁPIDAS COMO D´FLASH
Espedito Lima

Informamos aos nossos atenciosos internautas-visitantes (Portal-BlogJV) que, daqui pra frente, por estarmos num ano eleitoral, as nossas postagens versarão, em sua maioria, de “RÁPIDAS” e breves comentários sobre algumas delas, a exemplo destas:


1- Já receberam os primeiros despachos, as 61 (sessenta e uma) Ações Civis Públicas ajuizadas pelo Município de Jeremoabo contra seu ex-prefeito, Sr. João Batista Melo de Carvalho.
Coment: diz o velho ditado que quem planta colhe ou colhe-se o que se planta. Aliás, o próprio Jesus Cristo já houvera ensinado isto, em outras palavras. Portanto, hoje Tista começa a colher aquilo que certamente semeou, e os frutos não lhe parecem nada doce. Aguardemos o que vai acontecer, com estas e outras ações que pesam sobre seus ombros. O certo é que a imagem do seu futuro político começa a sombrear; embora saibamos evidentemente, que as decisões ainda estão por vir e os Tribunais estão ai, para as apelações/recursos. A ele cabe provar tudo ao contrário das acusações que lhe são feitas.

2- Foram marcadas mais de 40 (quarenta) audiências para os próximos dias, nos processos movidos contra o município de Cel. João Sá.

3- Em mais uma tentativa de ver o Sr. Josadilson do Nascimento fora da presidência da Câmara de Vereadores (Jeremoabo-Bahia), o Sr. Carlos Olímpio Evangelista Gama impetrou um novo Mandado de Segurança contra ele.

Coment: se não tivermos equivocados, já são mais de meia dúzia de ações ajuizadas na Comarca de Jeremoabo, envolvendo os 02 (dois) Vereadores; o primeiro, atual Presidente (interino) da Casa, enquanto que o segundo foi Presidente (destituído). Carlos ainda alimenta a esperança de que a qualquer momento ou ainda antes das eleições deste ano, possa acontecer eleição para escolha de uma nova Mesa Diretora da Câmara. Josadilson, ao contrário, vai levando do jeito que pode e fazendo de tudo para impedir tal feito, sempre alegando que não pode desobedecer a Justiça e aguarda os resultados oriundos do Tribunal. Os demais Vereadores ao que parece, já começam se interessar muito mais, é pelas eleições proporcionais; diga-se, suas reeleições.

4- Os Estados Unidos, salvo melhor juízo, é o país número “UM” em chacina no mundo – mais uma aconteceu por lá. Estudante depois de matar 05 (cinco) pessoas e deixar 15 (quinze) feridas, suicidou-se. Não é a bruxa, é ele mesmo; leia-se: “demo” – acredite se quiser.

Coment: a performance do ser humano começa e se desagregar completamente, pois o seu senso, a sua materialidade e, sobretudo, a sua espiritualidade, estão fazendo com que ele se degenere, se destrua, sob todos os aspectos, e quanto mais socializado, mas obstruídas ficam as suas ações, seus desejos, inclusive o de matar e se matar. É verdadeiramente o princípio de uma ida sem volta; de um começo sem fim, a não ser a desistência de si mesmo. Lamentável.

5- Circulou, esporadicamente, pela boca de alguém esta semana, que seu Vice, de Dr. Spencer, seria “Deri” do Posto Paloma. Aonde há fumaça, existiu ou existe fogo.

6- Em se tratando de fumaça, a que sai pelas “chaminés” das padarias instaladas na cidade, continua causando transtorno a muita gente, principalmente às pessoas ALÉRGICAS.

Coment: é óbvio que não somos contra seus proprietários e muito menos o desenvolvimento; entretanto, é importante frisar que existem instrumentos ou equipamentos modernos que inibem bastante a intensidade, não só da fumaça, mas também do conteúdo maléfico que ela causa e que devem ser instalados para acabar com esse problema. Caro, é mais tarde ter que indenizar pessoas ou custear o tratamento delas, por um longo período. Por outro lado, independente disso, as autoridades competentes devem acompanhar a questão, educando, instruindo e até mesmo convencendo a tomarem decisões que beneficiem a ambos – proprietários/povo. Que seja usado o bom senso.

7- Aos amantes do futebol – Ricardo Teixeira continuará na Presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), até 2015. Só deverá sair dela, depois da Copa do Mundo, aqui, prevista para 2014, ou quem sabe, perpetuar nela.

Coment: acho que não se trata de nenhuma ditadura. Um lembrete: ele está como Presidente desde 1989 e antes dele, o que mais demorou nela, foi João Havelange (1958/1975). Coisas do Futebol. Já imaginaram se isto acontece na política; certamente estaríamos num império ou reinado. Seria o fim da picada; nem mesmo a reciclagem transformaria muitos dos atuais mandatários do nosso País, seus Estados e Municípios. Que esse vírus jamais possa se procriar e havendo persistência, que uma vacina eficaz o combata sumariamente, pra felicidade e bem estar de todos.

8- É assim que se faz: estamos sabendo que o Prefeito pagou e continua pagando a todo mundo. Que nos próximos meses, até o fim de seu mandato, isto seja uma coisa meramente normal, pois trata-se de um dever, uma obrigação de todos quantos administram, especialmente nossos municípios.

9- Falar em Prefeito, ainda há tempo para que Dr. Spencer, assim como muitos faziam, a exemplo de Deda e Dr. Sá, pelo menos uma vez em cada mês, percorra a cidade e adjacência, e verifique “in loco” o que está precisando ou o que já foi feito.

Coment: não será nenhuma diminuição para os seus Secretários, pelo contrário, os mesmos se sentirão honrados em saber que o chefe está acompanhando o trabalhado desenvolvido por cada um, em sua respectiva pasta. É assim que se deve administrar; está sempre ao lado do povo, ouvindo a todos, olhando sua cidade, seu município, suas necessidades; estabelecendo cronogramas para facilitar as ações e agir rapidamente. É necessário, obviamente, que vez por outra o chefe do Executivo viaje; entretanto, ele tem mesmo é que está na sede de seu município, dentro e fora de seu gabinete, vendo, ouvindo e fazendo. Duvidamos que agindo desta forma, os munícipes achem ruim, por mais idiota que sejam, e todos são inteligentes.

10- Acabou o horário da tapeação, o da ilusão (o de verão). O brasileiro aceita tudo e ser enganado, principalmente