29/06/2008

AS DO FIM DE JUNHO

Espedito Lima

FESTEJOS JUNINOS- Nem inimigo, nem oposição, muito menos adversário e até mesmo situação ousariam desconhecer e desmerecer a grandiosidade dos festejos juninos edição 2008; sua organização e seu brilhantismo, tudo sob a coordenação, direção geral e direta do poder público (Prefeitura Municipal), através de suas Secretarias, Órgãos ou pessoas que se empenharam para tanto. Realmente tudo saiu quase dentro da maior e melhor perfeição possível. É evidente que aqui e acolá há necessidade de se aperfeiçoar alguma coisa para proporcionar ainda melhormente o maior evento da cidade, do município e da região. Mas, entendemos que primeiro temos que errar, para posteriormente fazermos as devidas correções, os devidos acertos, tudo ao seu tempo, claro.Se não tivermos equivocados, este ano talvez tenha sido o que mais se viu e teve de tudo no período que compreendeu: (15/24), tanto na parte religiosa quanto na profana; foi uma verdadeira enxurrada de atrações que agradaram quase que a totalidade dos Jeremoabenses e visitantes.
Só lamentamos, pelo lado profano, a falta das antigas e indispensáveis tradições que aos poucos estão se indo de maneira acelerada, a exemplo: do legítimo e autêntico forró, das comidas verdadeiramente típicas, dos balões, dos quentões, das memoráveis alvoradas, do casamento matuto (genuíno), das festinhas caseiras-familiares e tantos outros feitos que coloriam os festejos da época, com muito amor, sentimento e emoção. Não devemos culpar somente o poder público, o povo também tem sua parcela de culpa.
Enquanto isto, pelo lado religioso, perdeu-se mais uma vez a chance de se mostrar claramente o sentido real do que é e o que significa EVANGELIZAR. Mostrar quem é Deus, quem é Jesus Cristo, o que é ser um cristão, um filho legítimo do Pai e um seguidor autêntico do filho; único e mais ninguém, mediador nosso junto ao Deus Supremo, criador de tudo quanto existe. Ir de encontro ao tema que escolheram: DEUS EM PRIMEIRO LUGAR.
É ele e somente ele e mais ninguém; digam isto, falem isto e mostrem isto, sem medo, sem distorção, sem engano. Repetimos aqui mais uma vez o que o apóstolo Paulo houvera dito: “”” se alguém pregar um evangelho diferente daquele que eu prego, o chamem de anátema – excomungado “””. É só verificar o Evangelho que ele pregou. Vejam, ouçam o que ele fez, ensinou e mandou, assim como o próprio João Batista e Pedro. Examine as Escrituras, peça sabedoria a Deus e ao seu Espírito e verás que a libertação estará contigo. Assim saberás e discernirás tudo; e andarás e se comportarás conforme a vontade de Deus. Será que estão querendo mostrar a verdade mesmo? Se mostrarem, correm o risco de verem esvaziados literalmente os templos, o que não agrada, de maneira nenhuma a eles; todos quantos pregam as tradições materiais e deixam as espirituais relegadas a último plano. O problema é quantidade e não qualidade, para todas as denominações oportunistas, mercantilistas e elitistas.
TISTA GANHA UMA - Na ação de Desconstituição de Ato Legislativo, tombada sob nº 67/2008, lhe foi deferido (em parte) o pedido de antecipação dos efeitos da tutela para determinar a suspensão dos efeitos do Decreto Legislativo nº 01/2005 da Câmara Municipal de Jeremoabo que reprovou as contas prestadas pelo Autor (Tista) relativas ao exercício de 2003.
A Casa Legislativa já foi citada, através de seu representante legal, o Presidente da mesma, que deverá prestar as devidas informações no prazo legal. Por outro, é provável que a situação queira tentar reverter tal decisão e assim, quem sabe, atrapalhar a caminhada do seu mais forte opositor na disputa pela cadeira central do poder Jeremoabense, neste ano. Esta, não deixa de ser uma boa notícia para a oposição, o deferimento, especialmente para ele, João Batista.
EXPEDIENTE FORENSE- Com o novo expediente Forense na Capital e quase 100% (cem por cento) nas Comarcas do Interior do Estado da Bahia (12 às 18) horas; Juízes, Promotores e Serventuários, praticamente deverão almoçar e jantar nos Fóruns e, quem sabe, num futuro próximo, pernoitarem por lá também. Manda quem pode, obedece quem tem a cabeça no pescoço e juízo também. O horário está tremendamente compatível com tudo e com todos, sem nenhum prejuízo; o povo que o diga. Somos sola de sapato mesmo, não tem jeito.
CALÇAMENTO - A vulnerabilidade do calçamento de Jeremoabo é tão deprimente que parece os tempos em que na cidade só se via chão batido e que em época de inverno e trovoadas, ela era transformada em gigantescos atoleiros, tanto na praça, hoje do forró, quanto na da matriz. A razão disso é a também vulnerável forma como se colocam os paralelepípedos.
O NOVO - Com o indicativo da formação de uma chapa PP/PT (Derí, Prefeito/Marcos Dantas, Vice) e a ser apresentada e homologada oficialmente na Convenção que deverá acontecer, parece que se começa a desenhar um quadro novo, politicamente falando, em Jeremoabo com perspectivas de, uma vez por todas, se inaugurar também uma nova era para a história da terra em termos políticos. Dependerá de uma nova maneira de se comportar e de como se habilitarem para a conquista não somente do poder, mas precisamente para enfrentarem o desafio de implantar um novo modelo administrativo, que tanto os Jeremoabenses esperam há tempos. Os dois nomes podem representar uma expectativa real de uma mudança radical e progressista, vez que se trata de pessoas aparentemente preparadas e qualificadas para, juntas, poderem comandar, ao lado de uma equipe bem escolhida e com qualidade, os destinos do município responsável, ética e competentemente.Enquanto isto, a se confirmar a formação da outra chapa – DEM/PMDB (Tista, Prefeito/João, Vice), o embate poderá ser um grande espetáculo eleitoral – os velhos contra os novos. Com a palavra, desde já, o eleitor. Posteriormente, estaremos apresentando o perfil dos candidatos pretendentes ao cargo máximo do nosso município.
ELA, DE NOVO? - O país começa a ficar estarrecido novamente, em função da praga maldita querer perturbar os brasileiros mais uma vez, A INFLAÇÃO. Que sejam tomadas as providências imediatamente para que esta doença terrível não nos incomode e que possamos viver muito mais seguros com nossa economia.