18/08/2008

CAMPANHA EM AÇÃO
Espedito Lima

1- Realizadas as convenções, requeridos os registros de candidatura a Prefeito, Vice e Vereador; apresentadas as impugnações e expirados os prazos, inclusive o das decisões (16/08/08). Notadamente em relação ao candidato a Prefeito João Batista Melo de Carvalho “Tista” aqui em Jeremoabo que teve seu registro deferido, contrariando o Ministério Público eleitoral e a Coligação “Jeremoabo de TTodos Nós” que tem como candidatos a Prefeito e Vice, Deri e Marco Dantas, respectivamente, impugnantes do ex-prefeito, a campanha da eleição municipal 2008, pode se dizer, já está em plena marcha.

2- Primeiro, foi inaugurado o Comitê da Coligação denominada “Jeremoabo de Todos Nós” a qual pertencem os candidatos Derí, Prefeito; Marco Dantas, Vice. Depois, foi a vez da “06 de Julho”, que tem sua chapa majoritária composta por Tista, Prefeito e Pedrinho de João Ferreira, Vice.

3- Em, 16 de agosto/08 (sábado), data em que saiu oficialmente a decisão que deferiu o pedido de registro de sua candidatura, Tista realizou uma caminhada à noite, pelo centro da cidade rumo a Rua da Alegria, onde aconteceu a concentração; e (domingo) 17/08/08, foi a vez de Derí realizar o seu primeiro e oficial Comício na cidade. A carreata partiu do seu posto (Paloma) com destino ao terminal rodoviário, concentrando-se em frente ao Bradesco, local onde aconteceram os discursos.

4- Pelo visto e tendo em vista a movimentação dos candidatos, embora se pregue e se ache ainda que Tista seja franco favorito; a situação, a depender de como vai se comportar daqui pra frente e qual será sua estratégia a partir de hoje, data do comício acima citado, Derí poderá ser impulsionado e tentar reverter completamente o favoritismo de seu adversário e, quem sabe, até mesmo derrotá-lo nas urnas em 05 de outubro vindouro.

5- A maratona, evidentemente, e a tarefa, podem se apresentar um pouco difíceis; todavia, não se pode dizer e achar que é impossível. Já vimos, em eleições passadas, candidatos que praticamente que se consideravam ganhos, perderam a eleição; como foi o caso do próprio Tista em 1992 e Lula de Dalvinho em 2004. No primeiro caso (1992), eis a curiosidade: Lula, apoiado por João Ferreira e Dr. Spencer, derrotou Tista. Já no segundo, Lula que foi apoiado por Tista e perdeu a eleição para seu cunhado Dr. Spencer, que foi apoiado pelo mesmo João Ferreira; que hoje apóia Tista que tem como seu Vice, o filho dele (de João), Pedrinho.

6- Derí, por sua vez, por enquanto, parece não contar com o apoio de Dr. Spencer, mesmo alguns achando que foi ele quem, ou seu grupo, o indicou (cara); e que seu Vice, Marco Dantas, foi fruto de um acordo celebrado pelo ou com o PT. Mas, a quem diga, também, que a chapa majoritária da Coligação “Jeremoabo de Todos Nós”, Derí/Marco Dantas, foi escolha e/ou indicação do PT, a níveis regional/municipal.

7- O certo é que, apoiados ou indiciados ou não por PT/Dr. Spencer (grupo) ou vice-versa, ambos estão unidos, Deri/Marco, via PP/PT, além de PSC-PTB-PSB-PDT, todos integrantes da coligação. E assim, estamos vendo o desenrolar da campanha das eleições deste ano de 2008 em Jeremoabo, que por culpa de todos ou de uma grande maioria do seu eleitorado, poderá ver de novo no poder alguém que já se conhece ou uma pessoa que vem chegando de vagarinho, que não é filho da terra, mas a tem como se sua fosse, por adoção; a quem cabe, caso seja vitorioso, virar completamente a página da história política, não da sua oficial, mas de nossa terra.

8- Aliás, a pretexto disto, há muito tempo que estamos afirmando: já passou da hora de acontecer aqui (Jeremoabo) o que aconteceu em Pedro Alexandre, embora achemos que a semelhança difere um pouco da de lá. Entretanto, sabe-se que para tal fato tornar realidade, foram os nossos políticos que fixaram as regras para o surgimento de uma pessoa que não seja natural daqui chegue ao centro do poder Jeremoabense; caso, repetimos, isto aconteça. Regras essas, que germinaram e nasceram, em razão da ineficácia administrativa e pela falta de pessoas que puderam, poderiam ou não lhes deram o espaço devido, para construírem um cenário político totalmente diferente do que temos visto há quase 20 anos.

9- Por outro lado, já postamos aqui mesmo neste Portal, artigo intitulado É HORA DE MUDAR. Naquela época, eis o que dissemos – trechos da matéria: ... “”” É certo que ainda persistem, a qualquer custo, continuarem direta ou indiretamente na permanência do poder. Por isso, é mister que lhes prolate a sentença condenatória, não a lavrada e assinada por um Magistrado que teve sobre a cadeira de uma Universidade e ostenta um canudo/anel além dum termo de posse que lhe proporciona a aplicação dos artigos, itens e parágrafos; mas, sim, pelos “juízes do voto” – todos os eleitores (nós) ”””. ... “”” Se pecamos e reconhecemos nosso pecado, arrependa-mo-nos e não recuemos para que o estado futuro não seja pior do que o do anterior e do presente. O próprio Cristo, disse: (vá e não peques mais). Ele perdoou, mas ordenou que não praticássemos o mesmo ato condenatório, o pecado. É assim que devemos proceder e principalmente nos comportar naquele dia, você sabe muito bem qual é ”””.