20/09/2008

BIRD AVALIA PROJETO MATA BRANCA NA BAHIA
Uma missão do Banco Mundial permanece até a dia 25 na Bahia para avaliar e discutir com técnicos da CAR, da Sedir e do Meio Ambiente temas relacionados ao andamento da execução do Projeto Mata Branca no Estado. Os debates incluem ainda a contribuição da ciência, tecnologia e arranjos produtivos locais para o desenvolvimento do projeto. As representantes do Bird, Judith Lisansky e Agnes Velloso, seguirão semana que vem para o município de Itatim, acompanhadas do coordenador do projeto na Bahia, César Souza, e de técnicos da Sedir e Sema.
Realizado em conjunto pelos governos da Bahia e do Ceará, o Projeto Mata Branca tem como principal objetivo contribuir para a preservação, conservação, uso e gestão sustentável da biodiversidade do Bioma Caatinga nos dois estados, estabelecendo um ciclo eficaz entre as práticas integradas de gestão do ecossistema e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.
O projeto empreende suas ações nos municípios de Curaçá, tendo como foco temático o angico, atualmente sob ameaça de extinção; Jeremoabo, com apoio às ações de proteção da Arara Azul de Lear; Itatim, com restabelecimento de patrimônio comunitário e iselbergs; e Contendas do Sincorá, com apoio às ações na única Floresta Nacional (Flona) existente no bioma.