16/09/2008

SARAVÁ! CABELO FINO INCORPORA CABEÇA BRANCA
15/09/2008

EDITORIAL

O ACM do Sertão

Há 20 dias das eleições o ex-prefeito Tista de Deda continua com sua situação indefinida, no aguardo do julgamento do recurso apresentado ao TSE contra o indeferimento do registro de sua chapa. Enquanto isto continua levando adiante a sua campanha como se tudo estivesse dentro da normalidade, atribuindo a desafetos a disseminação de falsos boatos contra a sua candidatura. Mas ele sabe que não são boatos e muito menos mentiras as notícias veiculadas nos sites da região, expondo a situação jurídica de sua candidatura e as praticamente nulas probabilidades de sucesso no julgamento do TSE.

O que pretende, provavelmente, é ganhar tempo para somente apresentar o seu substituto nos dias que antecedem as eleições, apresentando-o como fato consumado sem dar tempo ao eleitorado de qualquer contestação. Empurrar de goela abaixo, no dito popular.

Embora alguns sejam de opinião que é para não haver tempo da mudança de fotografia na urna eletrônica, passando ao eleitor a impressão de que estará votando nele, não acreditamos nesta hipótese. O correto é acreditar-se que o ex-prefeito incorporou o espírito do velho ACM e julga sua liderança tão forte e seu carisma tão enraizado junto ao eleitorado que pode apresentar quem e quando quiser que a aceitação será imediata, total e inconteste.

Mas, se a exemplo do velho é um líder carismático, fato inegável, por outro lado falta-lhe a sua inteligência e a visão estratégica. Do contrário já teria percebido que sua estratégia dificilmente dará bons resultados, que a substituição de última hora terá o condão de “empurrar” para o adversário os últimos que aguardam uma boa desculpa para aderir a Deri do Paloma, que vem crescendo em função da indefinição de sua situação.

Uma coisa, porém, é certa. O eleitorado fiel sobre o qual o ex-prefeito mantém a sua liderança e o seu carisma se manterá a seu lado e de quem venha a apresentar, pois o acompanha de longas datas. Só para refrescar a memória é bom lembrar que o seu “fiel eleitorado” é o mesmo que o acompanha desde as eleições de 1992 (Valadares) e a sua própria de 1996, ambas derrotadas. Não fosse o apoio do ex-prefeito Lula de Dalvinho em 2000 e na reeleição de 2004, aumentando seu “fiel eleitorado”, ainda estaria sonhando com a prefeitura.

E é somente esse "fiel eleitorado" que estará ao seu lado e de seu eventual substituto, caso se confirme a derrota no TSE. Os demais, os que foram acrescentados aos “fiéis” em 2000 e 2004, com algumas variações, já se bandearam para o outro lado.

A dúvida é se os que permanecerem ainda serão em número suficiente para vencer as eleições. Será a confirmação de que ACM revive na pessoa de Tista de Deda. Só em 5 de outubro teremos a resposta.

(Observação: para quem acha que esquecemos de acrescentar o eleitorado de João Ferreira aos fiéis de Tista, avisamos que estão enganados. Esta é outra estória sobre a qual comentaremos logo mais)

Escrito por FRANCISCO ASSIS MELO às 15h36