DELEGACIA DE POLÍCIA, ESTADO DE DESCASO
Jovino Fernandes
Em matéria publica na data de 23/01/09, registramos a preocupação da Promotoria Publica da Comarca de Jeremoabo na pessoa do M.D. Dr. Leonardo Bitencourt, em relação ao sistema carcerário da Delegacia de Polícia Civil.
Na inspeção realizada em 22 de janeiro, o Promotor acompanhado de várias autoridades, civis e militares do município, pode mostrar e detectar a fragilidade com o descaso para com a instituição. Vários governos já se passaram e, nenhuma providência foi tomada para solucionar tais reivindicações.
Para que não esqueçamos, somente do ano de 2006 a janeiro de 2009, 38 fugas foram registradas segundo informações da Delegacia, uma média de 12.6 para cada ano.
A Delegacia além de não oferecer o mínimo de conforto para seu titular (Delegado) e seus Agentes Policiais, a mesma, está se tornando em um barril de pólvora, pela forma desumana como os detentos são tratados.
Em levantamento realizado na data de 13/02/09, das quatro celas existentes, uma é usada para mulheres, enquanto que as três restantes se encontram superlotadas, com um número de 27 detentos, uma média de (09) nove pessoas por cela sem a mínima condição.
A Delegacia de Polícia Civil de Jeremoabo a cada dia que se passa a situação fica cada vez mais complicada, os problemas são inúmeros, a violência cresce. Para completar, o único carro existente para realizar as diligências, este fica parado em frente à delegacia por falta de combustível, tendo que ser abastecido por pessoas da comunidade quando necessitam da presença policial.
Talvez tudo isso pudesse ser evitado se a classe política tivesse mais interesse, responsabilidade e compromisso para com a comunidade.
Com o trabalho deficitário pela falta de todos esses serviços essenciais, a população é quem acaba pagando e, investigações ficam praticamente sem existir.
ACORDA JEREMOABO!!!