15/06/2010

VERGONHA!!!
Jovino Fernandes

Passagem para área interna

A 292 anos de comemoração da festa do Padroeiro de Jeremoabo “São João Batista”, jamais a comunidade jeremoabense presenciou tamanha falta de atenção para com a tradição e a cultura da terra.

No dia 14 de junho, por volta das 20:00hs sempre foi e deve ser um dia sempre aguardado por todos os Jeremoabenses. É o prenúncio da abertura da festa de São João, com fogos, repiques dos sinos e, a tradicional zabumba.

Portões fechados
Hoje, indiferente aos costumes de um povo, somos obrigados a presenciar cenas que deixa qualquer jeremoabense constrangido ou mesmo indignado com normas impostas por aqueles que não valorizam, que nada sabe e, que não respeitam os costumes.

Zabumbeiros tocam em pé

Nossa reportagem flagrou neste 14 e 15 de junho, cenas inusitada se não fossem ridículas. Os zabumbeiros para tocarem como de costume ao lado da igreja durante os festejos, teve que passar por baixo do palanque (fixo), pois, todos os portões que dão acesso ao pátio interno da igreja estavam acorrentados.

General (Cel Perigo) entra de quatro

Já o General reformado João Nolasco (Exército) conhecido como Cel Perigo, ilustre filho da terra como tantos outros, tiveram que fazer o mesmo processo, isto é: andar de quatro para entrar e rever os velhos amigos.

Tal atitude de quem quer que seja, em não valorizar a cultura, a tradição e, principalmente os costumes de um povo, deve ser repudiada por aqueles que amam nossa terra.

Os incomodados, os que apoiam ou mesmo os que querem que a nossa terra seja uma cidade do passado com título de já era, do já teve, já foi, devem arrumar as malas e, que procurem modificar suas cidades.

Jeremoabo, tem seus filhos para cuidar. Se você ama Jeremoabo, diga NÃO, ao descaso.

EU AMO JEREMOABO, E VOCÊ?