19/10/2010

A INCREDULIDADE DOS TOMÉS
"DELEGACIA DE JEREMOABO"
Jovino Fernandes
Durante os últimos dias, o programa Jornalístico da Rádio Vaza Barris AM Digital 1400, apresentado diariamente das 12:00 às 13:00hs por Jovino Fernandes ( “RVB-Noticias”), tem alertado e chamado a atenção das autoridades locais de Jeremoabo, da sociedade e, em especial da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, em relação a situação em que se encontra a Delegacia de Polícia Civil da cidade.

* 115 anos - início da obra
* 87 anos de inaugurada

Alguns companheiros de São Tomé, precisam conhecer a realidade do que se passa naquele local, para que se tornem crente, da mesma forma como o amigo se tornou, para que no mais curto espaço de tempo, possam reivindicar melhores condições que atendam os anseios de um povo que merece respeito e atenção. Em Jeremoabo existem vários deles, se não vejamos.

Sala de recepção - vergonha
No Evangelho de João - A aparição mais famosa de Tomé no Novo Testamento está em João 20:24-29, quando duvida da ressurreição de Jesus e exige que necessita sentir Suas chagas antes de se convencer. Essa passagem é a origem da expressão Tomé o Incrédulo bem como de diversas tradições populares similares, tal como Fulano é feito São Tomé: precisa ver para crer.. Após ver Jesus vivo, Tomé professa sua fé em Jesus; a partir de então ele é considerado Tomé o Crente.
Sala de recepção: sofá danificado, mulher e, idoso não sentam!!!
Nesta terça (19), nossa reportagem visitou as instalações da Delegacia, para saber como andam as solicitações feitas pelo o Delegado Titular Dr. Cícero Gomes para melhor aparelhamento e funcionamento da instituição.

Nada de concreto foi realizado até o momento. Os moveis da sala de espera e dos agentes parecem que os ratos fizeram uma festa sem falar no cheiro de gambá. Horrível, podre, até mesmo jogado no lixo este deve ser incinerado.

Sala de espera
O Delegado, coitado, este encontra-se em tratamento de saude com problemas na coluna . O cartório da Escrivã, parece mais um depósito de fazenda, já não existe mais onde guardar os objetos apreendidos como cacetes, toras de pau, armas etc... e tal.

Sala dos Agentes: sofá danificado
A estrutura do prédio, parece que foi bombardeada. Paredes necessitam de reparos, porta de entrada quebrada, caixa d’água aberta, servindo de atrativo para passáros, lagartixas, baratas, insetos, sem falar no mosquitinho da dengue. Afinal eles também são agentes. O alojamento dos agentes, estes já não podem descansar, pois fica em frente às celas, tornando-se alvo e, transformados em reféns por parte de alguns elementos como já foi registrado.

Parece que o Delegado, escrivã, agentes, detentos e a comunidade jeremoabense, terão que esperar mais um pouco.

Este é o retrato da Delegacia de Jeremoabo e, que podemos até apostar, que só fica detido quem quer em caso de uma rebelião ou mesmo fuga.

Sala dos Agentes, moveis quebrados
Para tal descaso, existe uma alternativa para sanarmos o problema. Já que os Governos responsáveis pela Segurança Pública não se sensibilizam para o fato, porque não solicitarmos das empresas estatais, privadas e, o comércio local uma contribuição ou mesmo doações para aparelharmos a instituição que pede socorro?
Já está na hora da Justiça executar um PROCESSO DE INTERDIÇÃO

Fachada da Delegacia, o nome deixou de existir.

Que os TOMÉS comprovem a veracidade.