29/11/2010

SENTIREMOS SAUDADES!!!
"Manoel de Chico"
Jovino Fernandes
É com pesar, que comunicamos o falecimento do meu, do nosso grande amigo, músico e pintor, Manoel Messias da Silva “MANOEL DE CHICO”.

Quem conhece sabe de quem estou falando. Neste 29 de novembro de 2010, será uma data que ficará gravada nos corações dos familiares, amigos e músicos que fizeram parte da vida de Manoel de Chico Capitão como era conhecido. Uma parte da história de Jeremoabo deixa de existir.

Como músico e compositor, seus dedos dedilhavam na guitarra baiana, no violão, cavaquinho, banjo, guitarra havaiana, fazendo soar os mais belos sons como forma de terapia para quem apreciava a boa música. Já na arte de pintar, procurava traduzir a história da nossa querida Jeremoabo.

No Natal que se aproxima, as novenas em preparação ao nascimento do Menino Jesus que sempre eram realizadas na praça principal (jardim), já não será a mesma. O violão de Manoel de Chico silenciou. No mês de junho de 15 a 24 novenário em preparação para a festa do nosso padroeiro São João Batista, abriu-se uma grande lacuna.

Nosso Manoel de Chico, deixa um grande legado: o amor que o mesmo sempre teve para com sua terra natal, amigo de todos os jeremoabenses, católico fervoroso, grande chefe de família.

Ao meu grande amigo resta dizer: Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas e brincadeiras que fizemos, dos sonhos que tivemos e, que não foram realizados, dos tantos risos e momentos que compartilhamos juntos e, em companhia dos verdadeiros amigos.

Manoel de Chico, faleceu aos 69 anos (31-05-1941) por volta das 18:00hs desta segunda feira (29-11-2010). Seu corpo está sendo velado na casa de D. Dárcia (sogra) na Praça da Matriz. Amanhã por volta das 16:00hs, acontecerá uma celebração na Igreja Matriz de São João Batista e, logo em seguida será sepultado no Cemitério São João Batista.

FESTAS INESQUECÍVEIS
Foto cedida pela familia
Conjunto Musical “Jurema em Flor”

Festa da Escola Centro Educacional de Jeremoabo, realizada no Cine Pólo Norte em novembro de 1966.

Componentes: Manoel de Chico (violão), João Juremeira (João de Ricardo – Clarineta), Dudé de Bibo (banjo), Antonio Gomes (Corró – cantor/baterista), Rudinho,(componente) Pedro Garcia (Sr. Bibo – violão).
Jeremoabo, terra de grandes músicos, compositores e artistas!!!
INFORMAÇÃO: Aos nossos amigos internautas e amigo de Manoel que desejarem enviar suas mensagens, teremos o maior prazer de publicá-las. Envie-nos para o endereço: