20/11/2014

Nesta sexta, 21, 'Globo Repórter' vai mostrar as belezas naturais de Paulo Afonso
Na nesta sexta, 21 de Novembro, logo após a novela Império
Fonte: ozildoalves




Por Antônio Galdino

No dia 05 de Agosto de 2014 tive a satisfação de acompanhar, com historiador da região, uma equipe da Rede Globo de Televisão que produzia um programa Globo Repórter sobre a natureza com o foco no cânion do rio São Francisco e a região. Na véspera, dia 04 de Agosto, foram feitas imagens aéreas do cânion.

Na equipe estavam a produtora Maria Luiza, o jornalista Francisco José, Pelé, responsável pelo áudio e o câmera Edson Gaúcho
.
Enquanto a equipe preparava os equipamentos para iniciar a gravação, o jornalista Francisco José anotava os versos de Castro Alves do poema Cachoeira de Paulo Afonso fixados em metal na parede ao lado da estátua do poeta baiano.

Em Paulo Afonso foram feitas imagens das quedas dos Drenos de Areia, do trecho do cânion entre os Estados da Bahia e Alagoas, onde fica a ponte de cabos, conhecida como Ponte de Nazaré, local da gravação de uma das cenas finais da novela Senhora do Destino, produzida pela Rede Globo e dos paredões de granito e a Usina Angiquinho, o início do cânion do rio São Francisco que tem 65 quilômetros até a barragem da Usina Hidrelétrica de Xingó, dos quais os primeiros 17 quilômetros, com paredões de até 100 metros de altura, ficam no município de Paulo Afonso.



Todo esse trajeto dos 65 quilômetros do cânion foi feito em lancha da MFTUR, na companhia do turismólogo Aragão, saindo da Usina Paulo Afonso IV. Durante a viagem foram feitas entrevistas com o guia Aragão e pescadores da região. Também foram feitas imagens do cânion em Xingozinho, no Talhado e no Vale dos Mestres, onde foram gravadas várias cenas da minissérie Amores Roubados.

A equipe também esteve na Eco Fazenda Mundo Novo, administrada pelo Sr. Augusto, onde grande parte da equipe que produziu esta minissérie Amores Roubados ficou hospedada por vários dias.

A Fazenda Mundo Novo está localizada em um dos lugares mais privilegiados do cânion, em terras do município de Canindé do São Francisco e possui trilhas ecológicas que começam a ser procuradas pela sua beleza, dentro de grande área de caatinga totalmente preservada.

O equipe do Globo Repórter esteve também na região de Piranhas, acompanhados pelo turismólogo Jairo Luiz e seguiu durante cerca de 15 dias por outras regiões sertanejas para este programa que mostra a natureza nordestina.

A produtora Maria Luiza, por telefone, comunicou que o programa Globo Repórter vai ao ar nesta sexta-feira, dia 21 de Novembro, logo após a novela Império. O programa, disse a produtora, normalmente tem cinco blocos mas, a depender da programação da emissora, podem ir ao ar com quatro ou até três blocos.

Vale a pena ver as belezas desta região, no caso de Paulo Afonso, com a qualidade digital da TV São Francisco.

Programa – GLOBO REPÓRTER
Data – Sexta-feira, 21 de Novembro, logo após a novela Império
Tema – Natureza, com foco no cânion do rio São Francisco e sertão nordestino

COM: segundo fomos informado, que deverá ser exibidas imagens da Serra Branca (Jeremoabo) , habitat natural da Arara Azul de Lear.