20/11/2014

Quatro cidades na BA têm feriado da Consciência Negra

Fonte: bobcarles / Informação:G1

  Crédito: Divulgação

Pelo menos quatro cidades da Bahia aderiram ao feriado da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20). Segundo a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), os municípios de Alagoinhas, Camaçari e Serrinha estão entre as regiões que dedicam a ocasião como dia de memória às lutas contra a escravidão.

Fora as cidades citadas pela Sepromi, o município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitna de Salvador, também aderiu ao feriado. A capital baiana não tem feriado. Segundo levantamento da Sepromi, 435 municípios e quatro estados brasileiros - Alagoas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro - adotaram o Dia da Consciência Negra como feriado.

Feriado

O feriado é comemorado em memória às lutas contra a escravidão. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte do líber do quilombo de Palmares, Zumbi, que defendia o quilombo no século XVII contra as expedições militares que pretendiam trazer negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.