12/01/2015

Bahia amplia rede de monitoramento meteorológico
Fonte: http://www.seagri.ba.gov.br 
 

O Estado da Bahia encerra o ano de 2014 com 118 estações de monitoramento, com objetivo de melhorar a coleta de dados referentes às questões meteorológicas voltadas para a agricultura. Desse total, 32 estações meteorológicas foram implantadas fruto do trabalho de parceria entre governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e Casa Civil, e governo Federal, por meio dos ministérios de Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Instituto Nacional de Meteorologia (MAPA/INMET), e de Ciência, Tecnologia e Inovação/Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (MCTI/CEMADEN).

Os municípios contemplados foram Ribeira do Pombal, Monte Santo, Nova Soure, Araci, Riachão do Jacuípe, Jeremoabo, Canudos, Uauá, Euclides da Cunha, Fátima, Paripiranga, Serrinha, Lamarão, Biritinga, Teofilândia, Cansanção, Quijingue, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Heliópolis, Tucano, Coronel João Sá, Sítio do Quinto, Inhambupe, Conceição do Coité, Crisópolis, Itapicuru, Olindina, Pé de Serra e Retirolândia.

A expectativa é iniciar, no primeiro semestre 2015, a instalação de mais oito estações, em parceria com o INMET, e dar continuidade também à implantação de 172 unidades, em cooperação com o CEMADEN. “O monitoramento climático é uma ferramenta indispensável para auxiliar a tomada de decisões nas formulações de políticas públicas, a exemplo do zoneamento de risco climático, os programas de garantia safras, assim como, a inclusão de municípios em situação de emergência”, explicou o secretário Estadual da Agricultura, Jairo Carneiro.

O que faz uma estação meteorológica
Uma estação meteorológica automática coleta, de minuto em minuto, as informações meteorológicas (temperatura, umidade, pressão atmosférica, precipitação, direção e velocidade dos ventos, radiação solar) representativas da área em que está localizada. A cada hora, esses dados são integralizados e disponibilizados para serem transmitidos, via satélite ou telefonia celular, para a sede do Inmet, em Brasília. O conjunto dos dados recebidos é validado, através de um controle de qualidade e armazenado em um banco de dados.
 
Fonte: Ascom Seagri
Jornalista: Viviane Cruz 
Contato: (71) 3115.2794 /9684.8144/8718.2872 



Bahia amplia rede de monitoramento meteorológico
Bahia amplia rede de monitoramento meteorológico
Bahia amplia rede de monitoramento meteorológico