03/02/2015

Rui Costa anuncia novo delegado-geral da Polícia Civil da Bahia

Bernardino Brito Filho, que já foi delegado-geral adjunto, entra no lugar de Hélio Jorge Paixão
Redação
Fonte: redacao@ozildoalves.com.br
 Foto: Alberto Coutinho/ GOVBA
O governador Rui Costa anunciou, durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia, na manhã desta terça-feira (3), o nome do novo delegado-geral da Polícia Civil.

 Bernardino Brito Filho, que já foi delegado-geral adjunto, entra no lugar de Hélio Jorge Paixão. O novo delegado-geral está na polícia desde janeiro de 1986, quando ingressou como aspirante a oficial da Polícia Militar do Estado da Bahia.

Bernadino Brito Filho também já foi delegado circunscricional em Ruy Barbosa, Conceição da Feira, Muritiba, Santo Amaro, coordenador-regional em Juazeiro (17ª Coorpin) e diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin) da Polícia Civil da Bahia.

"Vamos ampliar as condições de segurança para nossa sociedade e construir essa marca de uma polícia cidadã que todos nós almejamos", destacou o governador durante o discurso na Casa, quando aproveitou para divulgar publicamente a escolha de Bernardino. "Ele vai nos ajudar na implementação dessas ações em busca de uma segurança melhor", garantiu Rui.

Polícia Militar
A construção de uma polícia cidadã também foi a justificativa de Rui Costa para a escolha do novo comandante geral da Polícia Militar da Bahia, o coronel Anselmo Alves Brandão. Ele ingressou na PM há 32 anos.

No período, foi comandante da Academia de Polícia Militar, atuando na formação de oficiais; comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar do Centro Histórico. Coordenou a implantação do programa federal Território de Paz na 23ª Companhia Tancredo Neves, em Salvador, onde também comandou a equipe. Ele comandou ainda a 11ª Companhia Independente da Barra e a 10ª Companhia Independente de Candeias. Por seis anos, assumiu o posto de ajudante de ordem do presidente do Tribunal de Justiça. Em 2014, dedicou-se ao trabalho como comandante do Policiamento Regional Atlântico de Salvador.