29/06/2012

Sujou geral! TSE libera candidatura de 'contas-sujas' para eleições deste ano

Fonte: interiordabahia

Ministros analisaram um pedido do PT e de mais 17 partidos

Os políticos que tiveram contas de campanha rejeitadas pela Justiça poderão participar das eleições deste ano, segundo decidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta quinta-feira (28).

Por maioria de 4 votos a 3, o tribunal desfez decisão da própria corte que impedia a candidatura dos chamados contas sujas. O julgamento foi retomado com o voto vista do ministro Antonio Dias Toffoli, que desempatou o placar de 3 votos a 3.

Para Toffoli, a apresentação das contas de campanha – independentemente de elas serem aprovadas ou não – é suficiente para deixar o candidato quite com a Justiça Eleitoral.

O ministro ressaltou, no entanto, que caso as contas sejam apresentadas sem documentos, “de forma fajuta”, a Justiça irá desconsiderá-las e o político será barrado. Durante a proclamação do resultado, o ministro Henrique Neves fez questão de ressaltar que a decisão diz respeito apenas a contas de campanha, e que os gestores públicos com a contabilidade reprovada por tribunal de contas continuam inelegíveis, conforme determina a Lei da Ficha Limpa.

Os ministros analisaram um pedido do PT e de mais 17 partidos para que o TSE reavaliasse a decisão de março deste ano que, por 4 votos a 3, passou a exigir a aprovação das contas de campanha para liberar candidaturas. A decisão tornou mais rigorosa a regra vigente até então – retomada esta noite – que pedia apenas a apresentação da contabilidade dos candidatos.

A inversão do placar foi possível porque, de março para cá, a composição do TSE mudou, com a entrada dos ministros Antonio Dias Toffoli no lugar de Ricardo Lewandowski e do ministro Henrique Neves substituindo Marcelo Ribeiro.

Toffoli seguiu a posição dos ministros Gilson Dipp, Henrique Neves e Arnaldo Versiani. Eles defenderam que o TSE havia extrapolado o que a lei exige ao cobrar a aprovação das contas. Na outra vertente, estavam os ministros Nancy Andrighi Cármen Lúcia e Marco Aurélio, para quem a intenção da lei é moralizar a atuação política, mesmo que isso não estivesse escrito expressamente no texto. As informações são da Agência Brasil.

Humorista 'Mução' é preso no Ceará em operação contra pedofilia

Fonte: ozildoalves

Crédito: Divulgação

Uma operação da Polícia Federal contra pedofilia realizada nesta quinta-feira prendeu o humorista e radialista Rodrigo Vieira Emerenciano, conhecido como Mução, e outros 17 suspeitos em todo o país.

A manobra da polícia foi realizada em 11 estados e no Distrito Federal. Segundo a PF, foram apreendidos para perícia um notebook e um tablet que estavam com Rodrigo no Ceará. Representantes do artista não se pronunciaram, mas prometeram divulgar uma nota ainda nesta quinta-feira.

Ao todo, 50 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão estão sendo cumpridos pelo país. A polícia monitorou redes privadas de compartilhamento de arquivos por seis meses e detectou intensa trocas de material sexual envolvendo crianças e adolescentes.

27/06/2012

Papa aceita renúncia de bispo flagrado com mulher em resort

Fonte: bahianoticias

Fernando Bargalló foi flagrado com uma mulher em resort

O Papa Bento XVI aceitou a renúncia do bispo da diocese argentina de Merlo Moreno, Fernando María Bargalló, envolvido em um escândalo amoroso.

O escândalo foi descoberto após a divulgação de fotos que mostram o padre ao lado de uma mulher em uma praia do México, informou a secretaria de imprensa do Vaticano.


A renúncia foi aceita segundo o artigo 401, parágrafo 2, do Direito Canônico que dispõe o afastamento do religioso da diocese "por doença ou causa grave", afirma um comunicado.


O Papa nomeou como substituto provisório o bispo emérito de San Isidro, monsenhor Alcides Jorge Pedro Casaretto, de 75 anos, com o título de "Administrador Apostólico ad nutum Sanctae Sedis".

A expressão "ad nutum Sanctae Sedis" indica que ele permanecerá no cargo de Administrador Apostólico até que a Santa Sé designe o novo bispo diocesano.


Bargalló havia apresentado a renúncia na segunda-feira à Nunciatura Apostólica, a representação do Vaticano na capital argentina.


A princípio, Bargalló afirmou que a mulher na foto era uma amiga de infância, mas na sexta-feira, pressionado, admitiu o vínculo amoroso aos padres de sua diocese e apresentou a renúncia.


O escândalo teve início com uma série de fotografias que mostram o bispo, de 57 anos, no mar abraçado com uma mulher, que segundo a imprensa seria a empresária Mariví Martínez Bo, de 56 anos.


O bispo foi eleito por dois períodos consecutivos como presidente da instituição Cáritas Argentina, na qual ficou até novembro de 2011. Bargalló era considerado um dos favoritos para substituir o cardeal Jorge Bergoglio como arcebispo de Buenos Aires. Informações do Estado de Minas.