20/09/2016

Enterro de três dos quatro jovens mortos em Cícero Dantas aconteceu nesta terça-feira em Novo Triunfo-BA

Fonte: Paulo Afonso Agora

O município conhecido pela hospitalidade e alegria, acordou atônito. Os corpos de três dos quatro jovens mortos no acidente, na noite de domingo (18), no município de Cícero Dantas-BA, chegaram para o sepultamento e o enterro foi na manhã desta terça-feira (20).
“Estamos desolados, uma tristeza muito grande!”, descreve professora de duas vitimas.
Emanoel, Jenicleyde, Islayne e Thaylan, Deus os coloquem num bom lugar, diz mensagem do Facebook.  

Thaylan Gama Menezes (motorista), Emanoel Gama dos Santos, Islayne de Andrade Santos, e Janicleyde morreram neste domingo, depois que o veiculo Saveiro em que estavam, colidiu frontalmente com um caminhão, há um sobrevivente: Irineu Silva de Andrade, que está no Hospital Municipal Luiz Eduardo Magalhães em Cícero Dantas.
O acidente aconteceu na BR-110, por volta das 22h30, nas proximidades do povoado Trindade, zona rural de Cícero Dantas. 
Segundo informações do site “Cicerodantas.org”, a remoção dos corpos dos jovens só foi concluída na manhã desta segunda-feira (19), com a chegada do corpo de bombeiros de Paulo Afonso.
A Polícia Rodoviária Federal também participou da operação, já o motorista do caminhão, informa ainda o site “evadiu-se do local”.

19/09/2016

HOMEM É PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR A PRÓPRIA

FILHA DE 11 ANOS EM SÍTIO DO QUINTO-BA
Fonte: Fonte: Paulo Afonso Agora
Um homem de 45 anos, foi preso em flagrante na madrugada de quinta-feira (15), no centro da cidade de Sítio do Quinto-BA, acusado de cometer estupro de vulnerável contra sua própria filha de apenas 11 anos de idade. A ação foi coordenada pelo delegado Dr. Murilo de Araújo com reforço da Polícia Militar.
Flagrante delito

Segundo informações da polícia, a companheira do acusado e mãe da menina os avisou e quando os policiais chegaram o flagraram sem roupa com a filha. A prisão foi imediata. Ainda não sabemos informar a situação da criança, que deve passar por exames. Fonte: Paulo Afonso Agora

17/09/2016

Direção de 'Velho Chico' toma decisão sobre final da novela

Mudança vai acontecer justamente por conta da morte do protagonista, o ator Domingos Montagner
Fonte: Por iBahia (Redação)
Direção de 'Velho Chico' toma decisão sobre final da novelaCrédito: TV Globo
Com a morte de Domingos Montagner, que se afogou durante um mergulho no Canindé de São Francisco na quinta-feira (15), muito se especulou sobre o desfecho do personagem do ator, Santo, protagonista de 'Velho Chico'. De acordo com informações do 'Uol', diferente de outras tramas, a direção da Globo decidiu na noite desta sexta-feira (16) que o papel não vai morrer, não vai viajar e nem será substituído.
As cenas gravadas por Domingos, entre elas a do casamento com Tereza, interpretava por Camila Pitanga, vão ser mantidas. Segundo a publicação, a direção da emissora ainda não sabe como vai resolver essa questão, mas o autor Benedito Ruy Barbosa e o diretor Luiz Fernando Carvalho, junto com a cúpula da Globo, decidiram que a história do personagem vai ser contada até o fim.
Ainda de acordo com o 'Uol', a decisão foi tomada justamente por faltar apenas três cenas com Santo e o desfecho sem a morte dele seria uma espécie de homenagem para Domingos. Alguns atores, inclusive, deixaram a cidade de Piranhas, em Alagoas, onde vão gravar as cenas finais da novela, para participar do velório de Domingos, que acontece neste sábado (17), em São Paulo. 
As sequências com Marcos Palmeira, Marcelo Serrado, Lucy Alves, Gabriel Leone e Giulia Buscaccio vão ser mantidas pelo diretor Luiz Fernando Carvalho ainda no sábado e eles vão se dividir entre Entremontes, Piranhas e Olho d'Água para gravar os fins de seus personagens. Apenas Camila Pitanga, que presenciou a tragédia, foi liberada para voltar ao Rio de Janeiro após o enterro de Domingos. Ela vai aguardar a decisão do desfecho da sua personagem na novela em casa. Os demais atores e a equipe só retornam na segunda (19).
"Além do fato de ter perdido o talento de um ator generoso, uma bela figura humana, eu perco um personagem importantíssimo da minha novela. Na qualidade de supervisor, tenho que entrar nisso e decidir como termino a novela sem ele. É muito difícil ter que trocar um ator como ele por qualquer outro, não deve ser a solução. Ao mesmo tempo, tenho que fazer justiça a ele e ao trabalho maravilhoso que ele vinha fazendo", disse Benedito Ruy Barbosa ao 'Uol'.

Índios que salvaram Santo em "Velho Chico" estão de luto e fazem ritual

Fonte: Do UOL, em São Paulo

Após receberem a informação da morte de Domingos Montagner, vítima de afogamento no rio São Francisco, em Sergipe, índios que gravaram cenas com o ator em "Velho Chico" afirmaram que estão de luto e fizeram um ritual.
"'Por que estão querendo trazer a alma dele de volta? Ele nasceu de novo, hoje, se tornou um novo protetor do rio São Francisco, que estava tão esquecido, porque esse rio não pode morrer'. A novela contou mistérios do rio e esse é foi mais um desses. Mas ele se tornou um ser de luz, pois a água não tira a vida, dá a vida e fiquem felizes pela alma dele, pois quando ele entrou no rio, se despediu do corpo e da alma, nasceu em um mundo melhor. Algum dia, os brancos irão entender isso, então temos que fazer um ritual para que os brancos entendam, que ele está bem, que ele, agora, é um protetor do rio São Francisco", disseram os índios, em texto enviado ao programa "Encontro com Fátima Bernardes", da Globo.
Numa infeliz coincidência, Santo, personagem de Montagner em "Velho Chico", chegou a ser dado como morto na novela após sofrer um atentando e desaparecer no rio São Francisco. Na trama, ele foi encontrado por índios e "ressuscitado" com um beijo da amada, Tereza (Camila Pitanga).
O ator Domingos Montagner, que interpretava Santo na novela "Velho Chico", morreu afogado nesta quinta-feira (15) após um mergulho no rio São Francisco, que serve de cenário para a trama, informou a TV Globo. O ator de 54 anos estava desaparecido desde as 14h30 e teve o corpo encontrado por volta das 18h, preso nas pedras a 18 metros de profundidade, perto da Usina de Xingó, em Sergipe.
Montagner havia gravado cenas da novela pela manhã e como tinha o dia de folga foi com a colega Camila Pitanga almoçar na cidade de Canindé do São Francisco. Segundo o delegado de Canindé, Antônio Francisco Oliveira Filho, Pitanga revelou em depoimento que, depois de almoçar, ela e Montagner resolveram mergulhar no rio, num local conhecido como prainha do Canindé.

Prefeita de Jeremoabo, Anabel de Sá, é multada pelo TCM

Fonte: ozildoalves
Crédito: Divulgação
O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (15/09), considerou procedente a denúncia formulada contra a prefeita de Jeremoabo, Anabel de Sá Lima, que apontou o cometimento de irregularidades no procedimento licitatório realizado para a contratação de serviços de lavagem de carros pequenos, médios e motocicletas da rede municipal, no exercício de 2013. O relator do parecer, conselheiro José Alfredo Dias, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que seja apurada suposta fraude documental e multou a gestora em R$5 mil.
Ao analisar o processo, a relatoria constatou divergência entre a ata do certame apresentada pelo denunciante e a encaminhada pela Prefeitura, “o que demonstra, inquestionavelmente, ter havido adulteração de um ou do outro documento. Além disso, salta aos olhos a diferença da assinatura atribuída à servidora Luana Santana Gama, membro da Comissão de Licitação, denotando ter sido forjada por outrem” – ressaltou.
Sobre a declaração de inexequibilidade da licitação, a ausência de valor estimado da contratação, bem como a desclassificação sumária, sem permitir o contraditório e a ampla defesa aos licitantes, “representou grave falha no juízo de inexequibilidade das propostas apresentadas pelos licitantes Celso Rodrigues de Andrade e Carlos André Conceição Silva, revelando-se imotivado e arbitrário”, observou o relator.
Porém, o licitante Celso Rodrigues de Andrade – concluiu o conselheiro – terminou sendo beneficiado, vez que celebrou contrato posterior com a administração em preços mais elevados do que os definidos no primeiro certame. Nessa segunda licitação houve um único licitante, razão pela qual não se procedeu a fase de negociação, tendo sido celebrado o contrato pelo preço apresentado, o que agride os princípios que regem o processo licitatório, já que o objetivo maior é a busca da proposta mais vantajosa para a administração pública.
Cabe recurso da decisão.

12/09/2016

IDEB: RIBEIRA DO POMBAL ULTRAPASSA META

Fonte:joilsoncosta
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado pelo Ministério da Educação na quinta-feira, 8 de setembro 2016,  não trouxe uma notícia muito animadora sobre as condições da educação pública fornecida pelo governo estadual baiano.

O IDEB de 2015 do Ensino Médio da Bahia, de responsabilidade do estado, ficou em apenas 2,9. O número é abaixo da média nacional, que ficou em 3,7, e representa aumento de apenas 0,1 em relação a 2013, quando a Bahia apresentou média de 2,8 neste quesito. Além do avanço a passos lentos, o estado ficou abaixo da meta estipulada para este ano, de 3,6. Abaixo, tabela com os números do IDEB  dos municípios da região.
Na contramão da Bahia, a escola estadual com melhor resultado foi o Colégio da Polícia Militar (CPM) Antônio Carlos Magalhães, em Itabuna, com IDEB de 5,8. No entanto, os baianos ainda têm unidades de ensino em situação pior em relação a todo o estado. É o caso, por exemplo, da Escola Estadual John Kennedy, no município de Inhambupe, que apresentou o menor índice entre as instituições listadas, com apenas 1,2. Pesquisa do Joilson Costa, Rádio Pombal FM 

ANABEL DE TISTA DECLARADA INELEGÍVEL

Fonte:joilsoncosta
Anabel e Dalva (crédito Divulgação)
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DA BAHIA. JUÍZO DA 51ª ZONA ELEITORAL. Processo nº 242-94.2016.6.05.0051 (Classe 38). Registro de Candidatura (impugnação). Impugnantes: COLIGAÇÃO "UNIDOS COM A FORÇA DO POVO" e MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL - MPE. Impugnado (a): ANABEL DE SÁ LIMA CARVALHO.

SENTENÇA. Vistos etc. A COLIGAÇÃO "UNIDOS POR JEREMOABO" , formada pelos Partidos PP/PPS/DEM/PT/PC do B/SD/PTN, e o MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL, apresentaram IMPUGNAÇÕES ao registro de candidatura ao cargo de Prefeito Municipal de Jeremoabo/BA, para o pleito de 02/10/2016, da Sra. ANABEL DE SÁ LIMA CARVALHO, com fundamento no art. 14, § 7º da Constituição Federal, alegando que a impugnada é atual Prefeita do Município de Jeremoabo/BA, e cônjuge do seu antecessor, JOÃO BATISTA MELO DE CARVALHO, conhecido por `TISTA"

Dizem os impugnantes que o Sr. JOÃO BATISTA MELO DE CARVALHO foi candidato, havendo vencido o pleito eleitoral do ano de 2008, sendo diplomado e empossado no cargo de Prefeito do Município de Jeremoabo/BA. Afirmam que, em face da existência de uma série de situações que, à época, ensejavam a sua inelegibilidade, houve por bem o Sr. JOÃO BATISTA MELO DE CARVALHO (TISTA) desistir de se candidatar à reeleição, emplacando o nome da sua esposa, Sra. ANABEL DE SÁ LIMA CARVALHO, ora impugnada, havendo, para tanto, renunciado ao cargo 06 (seis) meses antes do pleito eleitoral do ano de 2012.

Sustentam, por esse motivo que, ao ser eleita no pleito de 2012 ao cargo de Prefeita do Município de Jeremoabo/BA, a impugnada tornou-se inelegível para esse mesmo cargo, em razão de expressa vedação constitucional inserta no art. 14, § 7º da CRFB, que prevê as hipóteses de inelegibilidade reflexa. Dizem, outrossim, que legitimar-se o controle monopolístico do poder por núcleos familiares equivaleria, em última análise, ensejar o domínio do aparelho estatal por grupos privados.

Teceram considerações a respeito da nova redação da Súmula nº 6/TSE, colacionando uma série de entendimentos da jurisprudência em casos similares ao ora apresentado. Ao fim e ao cabo, pugnaram pela declaração de inelegibilidade da impugnada, com o conseqüente indeferimento do requerimento de registro de sua candidatura ao cargo eletivo de Prefeito do Município de Jeremoabo/BA.  ..., ..., ...

Nesse cenário, se conclui que a candidatura da impugnada à reeleição deve ser repelida, vez que configuraria um terceiro mandato, o que é vedado pela norma regente, sendo o julgamento de procedência das impugnações medida que se impõe.


Isso posto, JULGO PROCEDENTES as impugnações apresentadas contra ANABEL DE SÁ LIMA CARVALHO, conhecida nos autos, DECLARANDO-A INELEGÍVEL para o cargo eletivo a que concorre e INDEFERINDO-LHE o registro de candidatura ao cargo de Prefeito do Município de Jeremoabo/BA, no pleito eleitoral de 02 de outubro de 2016. Via de conseqüência, INDEFIRO, também, o Requerimento de Registro de Candidatura de MARIA DALVA BARBOSA BOMFIM, cujos autos seguem em apenso. P. R. Intimem-se. Ciência ao MPE. Jeremoabo (BA), 09 de setembro de 2016. Paulo Eduardo de Menezes Moreira - Juiz Eleitoral da 51ª ZE joilsoncosta