31/12/2023

 RÉVEILLON: JÁ TEVE, JÁ FOI, JÁ ERA. SAUDADES!!!

Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV

Crédito: GOOGLE

A ausência de eventos de Réveillon em qualquer cidade é motivo de descontentamento e reflexão para os moradores. O Réveillon, além de ser um momento de celebração e confraternização, é uma tradição que une as pessoas, proporcionando esperança, renovação e a oportunidade de iniciar um novo ciclo com otimismo. Em Jeremoabo, depois da extinção do Clube Social D.A.R e AABB, o mesmo tornou-se esquecido e  indiferente a vários anos por quem de direito.

A falta da realização do evento por qualquer prefeitura priva a comunidade de um momento de união e alegria coletiva. A ausência do Réveillon na cidade representa não apenas a perda de uma festividade, mas também a ausência de um espaço de encontro e integração entre os cidadãos.

Além disso, a não realização do evento pode impactar economicamente a região, visto que festividades como essa movimentam o comércio local, impulsionando o turismo, gerando empregos temporários e proporcionando oportunidades para os negócios locais.

É importante que as autoridades municipais compreendam a relevância social, cultural e econômica de eventos como o Réveillon e busquem alternativas viáveis para sua realização.

Os moradores anseiam por momentos de alegria e união, especialmente em datas simbólicas como o Réveillon. A falta desse evento deixa uma lacuna no calendário cultural da cidade e na vida das pessoas, privando a comunidade de uma oportunidade valiosa de comemorar e fortalecer laços. 

É fundamental que a prefeitura considere a importância dessas celebrações para a população e busque alternativas viáveis para que o espírito festivo do Réveillon possa ser preservado, mesmo que de maneira adaptada, respeitando as necessidades e a segurança de todos.

Aproveitando o ensejo, nós que fazemos a JEREMOABO TV, queremos desejar a você e família "Que o ano novo chegue repleto de esperança, paz e novas oportunidades! Em nome do JV Portal e da Jeremoabo TV, desejamos a todos os nossos fies parceiros e amigos seguidores do CANAL, um Feliz Ano Novo, repleto de conquistas e momentos inesquecíveis! 🎉🥳"

É A JEREMOABO TV – JUNTO A VOCÊ !!!


 FELIZ ANO NOVO !!!

Fonte: JV PORTAL /  JEREMOABO TV

"Que o ano novo chegue repleto de esperança, paz e novas oportunidades! Em nome do JV Portal e da Jeremoabo TV, desejamos a todos os nossos fies parceiros e amigos seguidores do CANAL, um Feliz Ano Novo, repleto de conquistas e momentos inesquecíveis! 🎉🥳"

É A JEREMOABO TV – JUNTO A VOCÊ !!!

 BAIRRO JOSÉ NOLASCO

 Raízes e Vivências"

Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV

JV PORTAL / JEREMOBO TV

Hoje nossa equipe visita o bairro Entroncamento hoje chamado Bairro José Nolasco, um dos primeiros bairros de Jeremoabo. O bairro José Nolasco, está distante da sede, a 4 KM.  O mesmo foi e, continua sendo o portal de entrada do crescimento e do desenvolvimento do município e região.

O bairro como via ferroviária, liga duas BRs. A BR-110 e a 235. Por elas, o escoamento da produção agrícola e pecuária, cortam vários munícipios do semiárido baiano.

Falar do bairro José Nolasco, seria uma história longa. Mas vamos simplificar, começando pela ponte construída pelos alemães em 1942, até hoje resistindo sobre o Rio Vaza Barris, local onde os moradores se banhavam e, muitos buscavam seu alimento na pesca. Hoje, o mesmo encontra-se inviável a qualquer tipo de atividade diante da degradação e poluição.

Não vamos esquecer, que durante muito tempo, o Bairro José Nolasco, conviveu com a falta d´agua, sendo abastecido por carros pipas, que abasteciam o reservatório ao lado do Posto Fiscal. A comunidade do Entroncamento, durante anos, teve que suportar a falta de investimento e atenção do poder público para com seus, moradores. Na gestão do prefeito Dr. Carvalho Sá, deu-se o início do desenvolvimento, com a chegada da energia elétrica, proporcionando alegria para toda a comunidade.

Nos meados do ano 2.000 até a presente data, o bairro foi agraciado com vias asfaltadas, praças, água potável, academia de saúde, centro de saúde entre o bairro José Nolasco e o Bairro São José, quadra poliesportiva, campo de futebol, calçamento, tudo isso foram obras que deram maior conforto a comunidade que por muitos anos almejavam tais benefícios. Hoje, o bairro conta com um aspecto acolhedor, dando prazer e satisfação a quem visita.

Lembrando, que o Entroncamento, foi e continua sendo o bairro de maior preferência para instalação de fábricas de laticínios, devido à sua localização. Lá funcionou as empresas: Catui, Comila Queijo Ralado, Lagel e hoje a Sertaneja.

Além disso, a localidade serve como ponto de concentração de cavalgadas, casamento matuto, blocos e outras festas.

Na religiosidade, inicialmente, em um mirante foi colocada uma cruz e, logo em seguida foi construída pelo o Sr. Otávio de Farias, a Igreja de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, em virtude de um milagre que segundo os moradores, um caminhão desgovernado com vários pessoas em cima, desceu a ladeira parando em frente à cabeceira da ponte. Sr. Manoel Botinha um dos moradores mais antigos relata alguns fatos. 

A segunda igreja, construída na comunidade, tem como padroeira Santa Luzia.  A mesma foi edificada, com a participação da comunidade e dos fieis devotos.

Não esquecendo, que por muito tempo antes da nova igreja, Santa Luzia, era festejada por vários dias, no salão da casa, do nosso saudoso Raimundo Cacheado com bastante entusiasmo e festejada por todos. Muitos frequentadores e a própria comunidade, sentiu sua partida para o Estado de São Paulo aonde passou a residir. Hoje, nosso Cacheado encontra-se em outro plano espiritual.

O Bairro José Nolasco, tem o privilégio de poder contar com um morador todo especial, onde através de seu livro da sabedoria, contém registros dos anos, meses, dias e horas dos fatos acontecidos.  O livro da sabedoria, segundo seu dono, são dados da comunidade, como também dados históricos do município de Jeremoabo, da Bahia, do Brasil e do Mundo, além de outros dados relativos a qualquer tema. Estamos falando do nosso amigo Diógenes conhecido por todos como DÓ. Vejamos o que diz o autor.

Hoje como podemos observar, o Bairro encontra-se com uma nova cara, proporcionando aos seus moradores mais satisfação de viver melhor.

Nossa equipe percorrendo o bairro, visitou antigos moradores ilustre, entre eles Gilson Lima, professor, radialista e sua mãe D. Efigênia.

Seguindo, nos deparamos com D. Vandinha, 77 anos sentada na varanda de sua casa, ainda na atividade da produção de doces, um dos melhores da localidade, moradora respeitada por todos da comunidade.

Quem passa pela a BR 110 tendo ao lado a BR 235, pode observar a Pousada da Domingas. Outra figura simpática, residente a 84 anos na comunidade. D. Domingas quando jovem, com idade de 33 anos de idade, possuiu a casa das meninas, mantendo sempre o respeito e a ordem perante a comunidade. Veja um pouco do relato da sua vida. (VÍDEO)

Lembremos também do saudoso Zé Dalila, antigo carroceiro do bairro cheio de peripécias. Quando as pessoas perguntavam a hora a ele, o mesmo levantava o rabo do animal e informava. Figura carismática.

Finalizando nossa caminhada, não poderíamos deixar da falar com a nossa professora Marta Mota, filha de velhos amigos Sr. João Mota e D. Elide, casal que contribuíram muito para com o desenvolvimento do bairro. Hoje, nossa professora já aposentada fala sobre sua satisfação de morar na localidade com um novo aspecto.  

E assim foi a nossa passagem pela comunidade do José Nolasco, bairro este que contribuiu não só para o desenvolvimento de Jeremoabo, mas também de toda a região. "Encerramos este documentário com gratidão por compartilhar as histórias, memórias e a essência deste bairro. Que estas narrativas continuem a inspirar e a unir nossa comunidade, preservando sempre suas raízes e valores.

Nossa gratidão a todos os nossos fies parceiros, que têm contribuído para que nós, possamos contar e mostrar as riquezas de nossa terra.

É A JEREMOABO TV – JUNTO A VOCÊ VALORIZANDO E APOIANDO A CULTURA, AS TRADIÇÕES E COSTUMES DO NOSSO POVO.

24/12/2023

 BAIRRO SÃO JOSÉ

Revelando a Alma do Bairro: São José e suas Olarias

Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV

JV PORTAL / JEREMOABO TV

Amigos seguidores do Canal Jeremoabo TV. Hoje nossa visita será nesta comunidade, para trazermos mais informações sobre o desenvolvimento e conversarmos com alguns moradores como eles estão se sentindo com as mudanças realizadas. O mesmo está distante da sede a 2 KM 300 metros.

Este Bairro, contribuiu muito para o desenvolvimento da cidade de Jeremoabo e região. Aqui, por muito tempo, foi o celeiro na geração de empregos e produção de alvenarias, através do Sr Mim, D. Enedina, Messias de Ágda, Maurinho, José da Olaria, Valmir e João Peba.

Com a chegada das fábricas de blocos algumas foram deixando de existir.

Falando na qualidade de vida, o bairro hoje encontra-se calçado, com praças, creche, escola, unidade de saúde, sem deixar de falar na igreja que foi construída tendo como padroeiro, São José, que traz o mesmo nome do bairro. Antes, a comunidade tinha que se deslocar para cidade. No mês de março, o padroeiro é festejando durante nove noites, finalizando as festividades com missa festiva e procissão. Um filho ilustre do bairro conhecido, como Sr Manezinho, católico fervoroso, contribuiu muito na animação dos cânticos religiosos tocando seu tronbone.

O bairro atualmente, conta com vários pontos comerciais, aonde os moradores da cidade ou mesmo visitantes, podem desfrutar da gastronomia do restaurante do Messias do Bode, hoje comandado pela viúva Ágda, saboreando um prato bastante conhecido, aquele bode assado acompanhado com a saborosa farofa d´agua.

Relembrando um pouco da história do bairro, não podemos deixar de registrar momentos inesquecíveis e alegres, vividos entre os anos 70 e 80. Ali, vários jovens da comunidade e da cidade, frequentaram a boate Risca Faca do Messias do Bode, a Dancing Dayse do nosso amigo José Wilson e outras existentes na época.                                                                                                                                                                                             

Na parte esportiva, aos domingos, os moradores desfrutavam de jogos amistosos onde a alegria reinava, tendo à frente voluntários como Raimundinho, Paulinho de Manezinho e nosso saudoso Esquerdinha o SJ entre outros. Ressaltando, que até hoje, o local que serve para a prática esportiva, pertence ao empresário Vavá da Cerâmica S.O.S., que não mediu esforços para contribuir com os jovens atletas. 

Queremos registrar, que um dos anseios dos moradores, principalmente dos desportistas, é que fosse construída uma quadra poliesportiva no bairro, para dar incentivo ao esporte e, com isso ocupar a mente dos mais jovens. 

 Falando em praças, na entrada nos deparamos com a primeira revitalizada aonde os moradores podem desfrutar do descanso ao ar livre. Seguindo em frente, chegamos à Praça Benigno, nome dado de um morador que prestou relevantes serviços à comunidade tendo sido proprietário de vários lotes, aonde foram construídas várias residências. Sua filha Francisca diz da satisfação de residir no bairro.

Não podemos deixar de enaltecer, vários moradores antigo, que já se encontram em outro plano espiritual, que contribuíram para o desenvolvimento do bairro como: o Sr. Mim, Saturnino, D. Enedina, Sr Benígno, Sr Gonçalo, Pedro Fontes, D. Caboquinha, a rezadeira D. Maria do Damo, nosso saudoso Zé Fontes que não media esforços para ajudar os mais necessitados na área da saúde, e outros.

Em meio aos mais antigos oleiros, tivemos o prazer de conhecer o Sr. José das Olarias residente no bairro, com mais de 80 anos.

Falando-se de antiguidade, encontramos o nosso amigo Antônio, conhecido como Turiba, que iniciou sua vida aos 15 anos, trabalhando como carroceiro. Hoje com 70 anos de idade, continua com o mesmo vigor, totalizando 55 anos de atividade, servindo à comunidade do município de Jeremoabo, na entrega de blocos, tijolinhos e areia.

No seio da comunidade encontramos com toda vitalidade, D. Ângela de Ismael, tendo sido a mesma, pioneira na padronização de barraca nos festejos junino da Duque de Caxias, em homenagem a São Pedro. Já o Sr. Louro que se encontra firme e forte continua com a mesma alegria de sempre.

Já na saída de nossa visita, fomos convidados a conhecer o centro dos orixás da nossa amiga Dasdores, que já existe a mais de 27 anos, quando ali já pertencia ao pai Toinho, lugar sagrado a mais de 30 anos. Belíssimas imagens, verdadeira obra de arte com mais de três metros de altura. Parabéns!!!

Centro Ilê Labe Awon Asé Osumaré

Logum Edé
Ogum

Iansã

Velho Marujo

Velho Marujo
Iemanjá
Oxum
Xangô
Nanã
Maria Padilha
Yroko
Bará Lodê

E assim, mostramos a você, um pouco deste bairro que compões o município de Jeremoabo.

É A JEREMOABO TV – JUNTO A VOCÊ VALORIZANDO E APOIANDO A CULTURA, AS TRADIÇÕES E COSTUMES DO NOSSO POVO

VÍDEO


17/12/2023

 "Raízes da Vaquejada: Parque Santa Helena, Jeremoabo-Ba."

Fonte: JV PORTAL JEREMOABO TV


JV PORTAL   /  JEREMOABO TV  -  17-12-2023
Meu caro amigo Ney e Lucas

É com imensa alegria que parabenizo vocês em nome da JEREMOABO TV e Parceiros, pelo excepcional empreendimento do novo parque de vaquejada em Jeremoabo! Esse passo corajoso e visionário é verdadeiramente inspirador. Ver o resultado de tanto trabalho árduo e dedicação reflete não apenas a determinação de vocês, mas também a paixão que compartilham pela vaquejada e pelo desenvolvimento da região.

Não poderia deixar de mencionar o papel fundamental da querida avó Helena e do saudoso pai avô Gilberto Feitosa, que mesmo em memória, deixaram um legado marcante de amor, valores e sabedoria. Seus ensinamentos certamente permeiam este projeto grandioso, e suas memórias são honradas com cada passo dado rumo ao sucesso.

O parque de vaquejada não é apenas um empreendimento, mas um elo entre gerações, uma celebração do passado e um caminho para um futuro promissor. A dedicação, visão e perseverança de vocês são admiráveis e merecem todas as felicitações.

Que este empreendimento prospere, trazendo alegria, lazer e oportunidades para todos, e que a luz e inspiração da avó Helena e do pai avô Gilberto Feitosa continuem a guiar cada passo dado nesse maravilhoso caminho que vocês escolheram trilhar.

Parabéns pela conquista extraordinária!

Com sinceros votos de sucesso, da JEREMOABO TV e Parceiros. DEUS está nos Guiando. A ELE, toda Honra Glória!!!

Major Jorge Júnior, Juiz do Evento











Ney e seus cavalos
Aguardem. Em breve, documentários completo desta realização.
JEREMOABO TV, apoiando e valorizando as Tradições, a Cultura e Costume do nosso povo.

16/12/2023

  BAIRRO VILA DE BROTAS E SANTO ANTÔNIO: 

“ LAÇOS COMUNITÁRIOS "

Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV

JV PORTAL / JEREMOABO TV

" Amigos da JEREMOABO TV, sejam todos bem-vindos ao Programa 'No Meu Sertão é Assim'.

Bairro Vila de Brotas e Santo Antônio, palco onde a simplicidade se torna grandiosa. Aqui, o tempo parece dançar ao ritmo do forró, onde as tradições se entrelaçam ao moderno, criando um mosaico singular de culturas e costumes.

Hoje nossa equipe, encontra-se no Bairro Vila de Brotas, a 1 KM e 600 metros da cidade, antes chamada por Espaduada de Baixo. Neste bairro, fica situado o Cemitério São João Batista, hoje com sua capacidade superlotada, necessitando de uma ampliação e, de uma atenção por parte dos órgãos públicos.

Aqui também, foi erguida uma caixa d’água, pertencente a empresa Embasa, que abastece a cidade e Bairros do Município. Antigamente, esta comunidade, para ter água potável, contava com o transporte animal, que com seus barris e tuneis, buscavam o precioso líquido no córrego das águas do Rio Vermelho. As donas de casa, com a falta d’água que existia naquela época, lavavam suas roupas no Rio Vaza Barris. Neste ensejo, unindo o útil ao agradável, já levavam o jereré, para a pesca de piabas e camarões.

Deve-se ressaltar, que neste Bairro, morou uma das mais tradicionais família de Jeremoabo e, do maior líder político que o município já teve. Família do Cel João Sá. O casarão, que trazia em sua fachada o nome de Fazenda Vila de Brotas, hoje, praticamente em ruínas não existe mais. Com a presença humana ao redor do casarão, nos deparamos com milhares de morcegos que fizeram seu habitat natural e casas de maribondos por todos os lados, sem deixar de falar, que até fogo, foi usado nas imediações da varanda do casarão. O mesmo encontra-se abandonado. O que podemos dizer, é que, este patrimônio histórico de Jeremoabo, será mais um que poderá deixar de existir. Tristeza, termos que relatar tal fato.

Neste casarão, muitas decisões políticas foram tomadas para o desenvolvimento de Jeremoabo, como também várias crianças, mães necessitadas, foram assistidas com o carinho peculiar de D. Lilina. Deve-se ressaltar, que em meio a suas andanças pelo o nordeste, até o Presidente da República Juscelino Kubitschek conhecido como "JK" naquela época, visitou a família Sá em Salvador, nas pessoas do Cel João Sá e seu filho Dr. Carvalho Sá.  O Presidente Juscelino desfilou pela ruas da Capital Baiana, na Kombi pertencente a Dr. Carvalho Sá,  que logo em seguida, foi trazida para integrar ao patrimônio do casarão em Jeremoabo.

Ao lado da caixa d´água, existe um prédio que serviu à comunidade como uma escola municipal por muito tempo, hoje, funcionando como um Centro de Atenção Psicossocial o “CAPS”.

O bairro também, passou a contar com uma creche, a qual serve de base de atenção para as crianças da localidade, enquanto suas genitoras trabalham.

Nessa nossa visita, tivemos o privilégio de bater um papo com a primeira professora da comunidade conhecida como D. Zefa de Braz. (falar com ela).

Já em frente ao Cemitério São João Batista, onde encontra-se a edificação da Igreja de sua Padroeira N. Senhora de Vila de Brotas, aqui tombou o Major Braga, integrante do nosso Exército Brasileiro, o qual pertencia à 6ª. Região Militar. Em sua despedida para com a comunidade de Jeremoabo, por displicência, dirigiu-se ao helicóptero pela a traseira, tendo sua face cortada pela a hélice. O Major, veio a óbito instantaneamente. Em sua homenagem foi colocado uma placa a qual encontra-se dentro do espaço da caixa d´água da embasa, tendo sido arrancada e jogado lá sem a menor importância fora do seu local original.

Seguindo em frente, chegamos ao Bairro Espaduada de Cima, como era chamada, hoje Bairro Santo Antônio, que é bastante visitado no período junino, que traz o nome do padroeiro da comunidade. O mesmo está afastado da sede a 2 KM e 700 metros.

Segundo informações de membros da comunidade, durante décadas, os moradores do Bairro Santo Antônio encontraram na Lagoa do Martiniano ou Sitio Alagoinha como muitos denominam, não apenas um cenário natural, mas uma fonte vital para suas vidas.

Essa comunidade construiu laços estreitos com as águas serenas da lagoa, dependendo dela para pescar, e até mesmo para atividades diárias como banho e consumo de água. A mesma, continua intocável, com seu nível abaixo do normal, devido à estiagem, mas, proporcionando aos moradores um cenário de pura beleza com o canto dos pássaros que ali habitam.

Com o tempo, o Bairro foi tomando nova forma. Iniciando, vamos mostrar os benefícios que o bairro recebeu dando uma melhor condição aos moradores.

O início, foi pela infraestrutura do calçamento, construído na gestão do ex-prefeito João Batista Melo de Carvalho, em 13 de junho de 1998.

Uma moradora antiga do bairro conhecida como D. Emiliana, juntamente com membros da comunidade, contando com a ajuda da Irmã Iracema, deu-se o início da construção da Igreja, a qual é voltada para a devoção do Santo casamenteiro Santo Antônio.

Sua festividade principal, dá-se no mês de junho com a celebração das trezenas em louvor ao seu padroeiro. Durante os 13 dias de celebração, a comunidade local e visitantes, podem se deliciar com comidas típicas da região, curtir o toque da zabumba e shows com artistas da terra

Na parte esportiva, o Bairro possui um campo para a prática do esporte, em estado precário, necessitando de melhorias ou mesmo a construção de uma quadra poliesportiva.

O bairro, diante das dificuldades que os moradores passaram, hoje pode se dizer que os mesmos, vivem com uma certa tranquilidade como relata uma das moradoras.

Hoje essa localidade está repleta de chácaras e áreas de lazer, qualificado como um bairro tranquilo e, próximo da cidade. Energia, água encanada, calçamento, construção do templo religioso, Posto de Saúde, são obras e investimentos que foram implantados na comunidade. Enfim, esse foi o nosso registros em visita a esses dois Bairros pertencentes a Jeremoabo.

É A JEREMOABO TV – JUNTO A VOCÊ, VALORIZANDO E APOIANDO A CULTURA, AS TRADIÇÕES E COSTUMES DO NOSSO POVO.


14/12/2023

NATAL NA PRAÇA DO JARDIM 

O RETORNO

Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV


Neste mês de dezembro de 2023, a tradicional celebração natalina voltou ao seu berço inicial. 

A celebração natalina em família na praça do jardim era mais do que uma simples reunião; era um encontro ansiado por muitos, mas que, por um tempo, esteve subjugado às regras estabelecidas. Por determinação do padre local a tempos atrás, colocou um véu sobre essa tradicional festividade. No entanto, a luz da esperança e da união nunca cessou de brilhar nos corações daqueles que ansiavam por reviver tal momento especial.

Relata a professora Helenita, o Natal em família existe a mais de 40 anos. Com a chegada da saudosa D. Lina de Salvador a Jeremoabo, juntamente com a professora criaram uma média de 4 a 5 grupos para a celebração das novenas em nove ruas da cidade durante o período de  6 anos.  Com a ajuda da Irmã Teresa Vasconcelos que tinha uma certa influência na catequese, o grupo aumentava consideravelmente. Com a partida da Irmã Teresa Vasconcelos D. Helenita entendeu que na praça Cel Antônio Lourenço ou como é chamada Praça do Jardim, seria o local ideal. Contando com a ajuda do Sargento Mário que era homem bastante religioso, o entusiasmo do grupo foi renovado.

D. Helenita tendo feito uma viagem à Capital Sergipana Aracajú, foi surpreendida pelo o grupo que a procurou, informando que a novena no jardim havia acabado por determinação do pároco Ramos. Com isso, a professora e corajosa mulher, disse a todos que a novena não acabaria, transferiu para a Igreja da Rosa Mística. Mas, segundo a coordenadora, viu que faltava algo para o brilhantismo. O coração ainda encontrava-se fechado diante da tristeza por ter acabado a celebração na praça.

Não dando certo na Igreja da Rosa Mística, o grupo foi transferido para a Praça da Rodoviária, mais um fracasso. Seguindo em frente, o grupo foi deslocado mais uma vez, vindo para a Praça José Almeida de Castro, conhecido por todos, como praça de Renato e Liberato, sendo bem acolhidas, mas no entanto, o grupo sentiu que os comerciantes ficaram impossibilitados de gerar qualquer som durante a celebração ou mesmo de colocar às mesas na praça para atendimento dos clientes. Tristeza para todos. Deu-se uma trégua.

Neste mês de dezembro de 2023, a tradicional celebração natalina voltou ao seu berço inicial.  D. Helenita juntamente com o grupo de incansáveis entusiastas que ergueram a bandeira da tradição, da união e do espírito natalino, estão festejando com muita alegria, determinação e perseverança. Todos uniram esforços para trazer de volta essa celebração tão querida, que significava tanto para a comunidade.

A novena conta com dois temas: um sobre a Paz e, o outro sobre o Evangelho propício do dia.

Seu exemplo ecoará por muito tempo, inspirando outros a preservarem o verdadeiro espírito do Natal: o amor, a união e a partilha entre todos.

Deve-se registrar, que autoridade eclesiástica nenhuma, seja ela do maior ao menor grau, pode interferir ou mesmo acabar com os costumes e tradição de um povo. Pode até melhorar, mas acabar, jamais.

Que este ato cometido pelo o pároco anos atrás, seja extinto do nosso seio e, que o povo tenha a coragem de repudiar e, não acolher tais determinações desastrosas. Caso contrário, podemos afirmar, que Jeremoabo é a cidade do já teve, do já foi ou mesmo do já era.

Doações colocadas nos pés de Maria
Que esta tradição perdure por gerações, lembrando-nos sempre que, mesmo diante das adversidades, a união e o amor podem restaurar o mais profundo significado do Natal.