05/06/2008

LEIAM ESTAS
Espedito Lima

1-CAMARA MUNICIPAL
Coment: nos pediram para fazermos uma análise sobre os últimos acontecimento na Câmara Municipal de Jeremoabo, particularmente ao que diz respeito à nova eleição que nela ocorreu. Diante de tudo que lá já aconteceu e em relação a ela mesma, precisamos falar mais algo? Apenas isto: Que Deus tenha pena deles, dela e de nós também
2- RIACHUELO
Coment: dando uma vasculhada na história, nos deparamos com um fato que também foi inserido no contexto histórico do nosso país – A Batalha Naval de Riachuelo, que aconteceu em 11 de junho de 1865. Foi por causa dela que surgiu a tríplice aliança, formada por: Brasil, Argentina e Uruguai. Pesquise, estude e leia bastante
3- CONVENÇÕES
Coment: estamos no mês das convenções que escolherão os candidatos a Prefeito, Vice e Vereadores para as próximas eleições (Outubro). A partir deste dia 10, elas já poderão acontecer, as quais deverão se encerradas no dia 30; lembre-se: mês de junho, claro. Durante este período, pras bandas do Jeremoabo tudo pode acontecer: união, desunião, ligação, coligação e pra variar, as fofocas deverão continuar. Aguardemos a enxurrada pra vermos o seu destino, ou seja, da política Jeremoabense. Bola pra frente; vamos que vamos. É isso aí.
4- O AMARELO ESTÁ ACESO
Coment: em se tratando de política e ante o número de ações movidas contra os ex e atuais Prefeitos dos municípios que compõe a nossa Comarca, como já é por de mais sabido: Jeremoabo (sede), Cel. João Sá, Pedro Alexandre e Sítio do Quinto e com especialidade, o primeiro e o último; o sinal amarelo, pode se dizer, está acionado, pois alguns dos processos encontram-se praticamente a caminho de decisão – concessão de liminar ou julgamento do mérito (afastamento e/ou suspensão de direitos políticos). A coisa ta brava.
5- HORÁRIO IMCOMPATÍVEL
Coment: Com, mais uma vez, o horário do expediente forense na Comarca (Jeremoabo), a partir de 03 de junho (segunda-feira) passada, das 12 às 18 horas, o povo é quem, também mais uma vez, fica prejudicado, com especialidade os da zona rural de Jeremoabo e mais principalmente ainda, os dos municípios de Cel. João Sá, Pedro Alexandre e Sítio do Quinto. É praticamente uma total incompatibilidade, pois o horário da Prefeitura é das 07 às 13 horas; dos bancos, das 10 às 15 horas e dos carros que transportam as pessoas, tanto do interior de Jeremoabo quanto dos outros municípios, no máximo saem daqui (Jeremoabo) às 14 horas, especialmente neste período chuvoso (maio a agosto).
6- MEIO AMBIENTE
Coment: a bola ou a moda da vez, é o meio ambiente; o coitado – a (natureza) e outros que os cercam, não têm mais sossego. Estão mais vistos do que decisão de copa do mundo, abertura das olimpíadas e as eleições norte-americanas, com Obama e tudo mais. É muita discussão; e haja projeto e haja audiência pública, passeata, etc. E a natureza continua perecendo. É madeira pra um lado, lixão pra o outro; esgoto a céu aberto; rios envenenados, agrotóxico, camada de ozônio; aquecimento global, gás carbônico, fumaça. É uma mistura brava e os seres humanos se indo; sem fôlego, sem sopro, sem vida. É a globalização, o mercantilismo. É a degradação total; quem puder que se salve. O planeta já foi e nós estamos indo também – é dôje. Em ritmo de festejos juninos; nada de joanino; deixem João em paz. O arraiá pegou fogo há muito tempo.
7- LEMOS DE BRITO
Coment: de repente apareceu tanto dinheiro na Penitenciária Lemos Brito em Salvador que a mulher enriqueceu e sem trabalhar; sem dá um murro numa barra de sabão. Nosso país ta um negócio sério e a Bahia também; ela faz parte dele. Vamos embora; é funk pra um lado, axé, pagode e creu pra outro e ta tudo bem. A malandragem desceu o morro de vez e se espalhou pelo asfalto, praças, avenidas, becos, jardins, apartamentos e casas, além dos presídios. Sem lavagem de dinheiro, sem tráfico e sem quadrilha. Cuidado meu rei, tire o boné pra enxergar melhor.
8- PALAVRAS DE JOÃO BATISTA, O SANTO
Coment: João Batista, deveras foi o grande mensageiro de Deus; aquele que veio anunciar os caminhos do Senhor; o maior nascido entre os filhos de todas as mulheres, porque coube a ele preparar o povo para a chegada do Messias, o Salvador da humanidade, Nosso Senhor Jesus Cristo. Entre outras coisas, eis o que João disse: “quem tem duas túnicas dê uma ao que não tem; e quem tem o que comer, faça o mesmo. Não exijais mais do que vos foi ordenado. Não pratiqueis violência nem defraudeis a ninguém e contentai-vos com o vosso soldo”. Antes, porém ele também disse: “raça de víboras! Quem vos ensinou a fugir da ira iminente? E, por fim, afirmou: toda árvore que não der fruto bom será cortada e lançada ao fogo” (Lc. 3, 7-14). Ouçamos, analisemos e pratiquemos o que ele disse e mandou e não festa em seu nome e sua honra. Cuidado!
9- BANDERINHAS
Coment: a Prefeitura de Jeremoabo já começou a tradicional ornamentação da cidade com vistas aos festejos juninos. As bandeirinhas tremulam nas principais artérias, principalmente do centro, sem se falar na “praça do forró”, local de toda a movimentação, durante o dia e a noite, entre 15 e 24 do presente mês de junho. Toda uma estrutura foi montada para, na medida do possível, oferecer ao Jeremoabense e aos visitantes, o que de melhor pode acontecer no interior baiano e nordestino, nesse período. Bem-vindo à nossa cidade e Feliz festejos JUNINOS.
10- NOVA LEI EM VIGOR
Coment: a partir de 27 de maio último, definitivamente entrou em vigor a Nova Lei de Organização Judiciária do Estado da Bahia. Entre os benefícios que ela traz para nossa Comarca (Jeremoabo), destaca-se a criação oficial das seguintes Varas: I - 2 (duas) Varas dos feitos relativos às Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais,sendo que a 1ª Vara terá competência cumulativa para processar e julgar os feitosrelativos a Registros Públicos e Acidentes de Trabalho e a 2ª Vara, os feitos relativos à Fazenda Pública;II - 1 (uma) Vara dos feitos Criminais, Júri, Execuções Penais e Infância e Juventude;III - 1 (uma) Vara do Sistema dos Juizados EspeciaisEsperamos que num mais curto espaço de tempo possível seja colocado em prática o que se está vendo na teoria, para que assim possamos contar com uma prestação de serviço muito mais rápida e eficiente. O povo merece e está cansado de esperar.