11/11/2008

PORTAL JV - INFORMA
CIDADES APROVAM MAIS ALUNOS PARA MELHORAR A NOTA NO IDEB
Seiscentos e setenta e quatro municípios brasileiros conseguiram melhorar ou manter seu Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2005 a 2007 única e exclusivamente por causa do aumento nas taxas de aprovação, segundo revela reportagem publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

O Ideb é um indicador criado pelo Ministério da Educação para monitorar as metas de melhoria da qualidade da educação básica no país.

A reportagem assinada pelos jornalistas Antônio Gois e Fábio Takahashi mostra que os índices foram elevados mesmo sem melhora no desempenho em matemática e português. O texto mostra que melhorar essas duas disciplinas é o mais difícil, segundo análise do movimento Todos Pela Educação.

Em entrevista à Folha, o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, órgão do MEC responsável pelas avaliações), Reynaldo Fernandes, afirmou que o resultado dessas cidades deve ser acompanhado nas próximas avaliações.

Regionalismos

A reportagem mostra exemplos de algumas regiões do país. Segundo o texto, a taxa de aprovação de alguns municípios chegou a dobrar ou atingir o patamar de 100%. Em Itapicuru (BA), em 2005 os alunos da rede municipal tinham taxa média de aprovação de 53%. Dois anos depois, esse percentual chegou a 100%.

A cidade do Rio, por sua vez, aparece na lista das que melhoraram seu desempenho no Ideb somente por causa da elevação nas taxas de aprovação.