09/12/2008

A VERDADE!

Espedito Lima

É verdade que Maria, uma modesta camponesa, foi escolhida por Deus para ser a mãe de seu filho, Jesus Cristo. Ela foi mãe dele, materialmente falando, pois na espiritualidade Divina não existe a figura matriarcal; Deus não tem esposa neste aspecto, a sua verdadeira esposa é a igreja; do próprio Cristo, evidentemente. Contudo, sabe-se que ela, Maria, não deu à luz seu filho por via de gestação natural, como é o costume das mulheres, mas por força do Espírito Santo, segundo a vontade de Deus Pai Todo-Poderoso.
Por outro lado, é bom esclarecer que os únicos nomes – títulos a ela atribuídos são: “Cheia de Graça”, “Bendita entre as Mulheres”, Mãe do meu Senhor” e “Bem-Aventurada” – Lucas 1, 28-42-43-48. Não é, portanto, Nossa Senhora de A de B ou de C; isto não passa de mera criação sem nenhum sentido. Outro detalhe a ser frisado, é que na hierarquia Divina não existe Senhora, somente Senhor.
Ainda em se tratando de Maria, as mulheres e homens também, devem se espelhar nela: ter a sua humildade, sua obediência, sua paciência, confiança em Deus e não lhe negar – a Deus – o chamado à fé e à salvação. Fazer a sua vontade, de Deus, andar pelos seus caminhos, o amá-lo sobre todas as coisas, além de adorá-lo em espírito e verdade; isto foi o que ela fez e jamais mandou nem pediu que lhe prestassem qualquer tipo de homenagem, veneração, especialmente adoração. Da mesma forma e em tempo algum, seu filho ensino ou determinou que nós pedíssemos alguma coisa a ela, pelo contrário, eis o que ele disse: “tudo que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que pedirdes em meu nome, vo-lo farei” – João 14, 13-14.
E tem mais, o Cristo afirmou: “ninguém vem ao Pai senão por mim” – João 14,6; antes, porém, ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” – João 14,.
Se assim é, por que contrariar, distorcer e desobedecer a Palavra de Deus? Não é um verdadeiro contradito? “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” – João 8,32. “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós” – João 15,4.
Diante de tudo isso e se não compreendermos a mensagem de Deus, restá-nos apenas, pura e simplesmente, orarmos incessantemente a ele para que nos conceda sabedoria através do seu Santo Espírito e, ai, sim, teremos aberto o nosso coração, entenderemos o que ele quer nos dizer e o que ele deseja que nós façamos e como nos comportemos. Que assim seja - Amem!
Por fim, que Maria seja o exemplo vivo e verdadeiro de serva e de servir para todos nós e se quisermos ser verdadeiramente filhos de Deus, busquemos a receita, ela está no capítulo primeiro do Evangelho de João, versículos 12 e 13. O que estiver fora do contexto, é enganação e nós podemos nos enganar e enganar, mas a Deus ninguém engana. Não demos ouvidos aos falsos profetas e falsos doutores, mas sim a Deus, via sua Palavra e obedeçamos a Doutrina de Cristo.