07/01/2009

70 ANOS DEPOIS, SENDO RESGATADO
Jovino Fernandes

É muito importante que fiquemos atentos para não cairmos no esquecimento. Cidade sem história é cidade morta. Jeremoabo, embora seja uma cidade histórica, rica culturalmente por manter viva sua religiosidade e tradição, perde a cada momento a oportunidade de ser destaque no cenário estadual ou mesmo nacional por falta de apoio. Além de abandoada por alguns de seus filhos, uma grande maioria convive, acata e obedece às imposições de quem não conhece sua história.

Mas graças a Deus, ao meio a tanta turbulência e descaso para com a nossa cultura, educação e tradição, sempre aparece alguém que procura, busca e pesquisa sua história, para trazer em pleno século XXI, experiências traduzidas na arte, na musicalidade, nas poesias e crônicas.

Em 07/01/09, o PORTAL JV sempre procurando valorizar a cultura, teve a honra de fazer a cobertura do “BAILE DAS FLORES”, apresentado no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São João Batista, com o Grupo D´Cartys, sobe a coordenação da música e cantora Carmé (Carmelita de Dudé) mais uma bela apresentação cultural. Sem a mínima condição financeira, simplesmente contando com o apoio de algumas pessoas da sociedade e do comércio local a mesma vem resgatando ricas obras que estavam adormecidas.

Quando temos dentro de nossa alma, os ensinamentos tradicionais, os quais vêm sendo passados de geração a geração pelos nossos familiares, e, que sem sombra de dúvida muitos de nós, também iremos passar para os descendentes, esses ensinamentos sobreviverão por mais outras gerações, independente de onde andemos, do que lemos, do que escrevemos ou mesmo do que fazemos para sobreviver.

Para conhecimento de alguns que apóiam a cultura, educação, costumes e valorização de um povo, transcrevemos na íntegra, uma dedicatória da Professora Juliana Melo de Carvalho aos meninos e meninas da nossa sociedade em 1939.

MENINOS E MENINAS

Gosto muito de vós!

Algumas vezes vos tenho dirigido; quer como Professora Pública interina, na Cátedra Escolar, quer como Zeladora do Apostolado, lecionando Catecismo, promovendo festas de 1ª Comunhão, ou mesmo ensinando poesias, bailes pastoris, etc.

Em todos estes momentos, me sinto feliz rodeada de vós...

Por isto lembrei-me de vos oferecer alguns instantes de diversão simples, mas agradável e sã
.

Considerando, que na atualidade a maior parte das diversões afetam à imaginação da juventude, pouco deixando de proveito, é que resolvi escrever este modesto trabalho, em que, ao mesmo tempo que se divertem, rendem um culto de adoração a Deus e se instruem proveitosamente!.

Compete às mães e às educadoras, escolher distrações benéficas à inteligência, ao espírito e ao coração das crianças.

Este tríplice cuidado, muito embelezará um físico sadio e regularmente desenvolvido.

A vós ofereço pois, “O BAILE DAS FLORES”. Imaginai que, como os Pastores, ides adorar o Belo e Divinal Infante, no presépio de Belém!...

Ele não continua a nascer todo o ano; mas aquele dia é do seu aniversário, é do seu natal e ele do Céu se alegrará com as vossas visitas, os vossos presentes e as vossas adorações
!


Quando ele esteve na terra, gostou muito das crianças! Continuai a ser dignos de seu Amor!

Folgai, ride, brincai; mas cumpri vossos deveres e assim sereis úteis a Deus, à família, à sociedade e à Pátria; é o que vos deseja a autora deste modesto trabalho, a Vós dedicado!

A Autora

Jeremoabo - Estado da Bahia, 22 de Fevereiro de 1939.

Juliana Melo de Carvalho ( D. Lilana).
LOGO MAIS ESTAREMOS DISPONIBILIZANDO TODA A COBERTURA NA PÁGINA INICIAL DA GALERIA DE FOTOS DO PORTAL JV.