JEREMOABO: SÃO JOÃO 2012
Jovino FernandesMarcelo Silva no mega Trio Arerê, comanda a alvorada (15)
I
Na sexta feira (15), teve início às festividades uma das mais animadas festas da região, o São João. Buscando resgatar as tradições da nossa terra, um grupo alternativo tendo à frente a coordenação da professora Elaine, teve a feliz idéia de criar o bloco “As Marias e os Chicos”, nome alusivo à lenda cantada em verso e prosa da cidade de Jeremoabo “Chico Gato e Maria”.
Bloco: Marias & Chicos
Cumprindo rigorosamente todo o cronograma do percurso e horário, o bloco fez lembrar os velhos tempos quando dançar ao alvorecer (04) quatro da matina, fazia parte das festividades dos São de Jeremoabo. Parabéns à Comissão e foliões!!!
II
Neste domingo (17), indiferente da alvorada propriamente dita realizada na sexta feira (15), Jeremoabo registrou um número elevado de foliões e turistas que sempre comparecem em massa para extravasar suas alegrias.
Se não fosse a desorganização do horário, poderia se dizer que o evento que muitos denominam de alvorada, poderia ser um dos maiores da região.
Se não vejamos o significado de alvorada. “Alvorada ou nascer do Sol - momento do dia em que o Sol aparece no horizonte. s.f.Crepúsculo matutino; antemanhã, madrugada. Canto das aves, ao nascer do dia”.
Isto deixou de existir a alguns anos. O que está acontecendo? Falta de competência em determinar à banda o cumprimento do horário para iniciar? Capricho dos senhores políticos em querer tornar o evento em movimento político, expondo à mostra de todos os que só aparecem de quatro em quatro anos e especialmente nos festejos juninos?
Muitos comentam que o fato da tradicional alvorada que virou arrastão ou mesmo micareta não sair no horário previsto, deve-se a celebração religiosa. Perguntamos: Porque somente agora 294 anos que se comemora a festa de São João nunca houve esta atrapalhada, esta patacoada. Está faltando determinação e coragem para mandar que cada um cuide do seu espaço. Lamentamos, é vergonhoso. Já que não existe coragem para isto, sugerimos trocar o nome no próximo ano. Alvorada 10:00 só em cabeça de político, sem deixar de falar que, ao término da apresentação da banda que fez o arrastão, o povo fica igual a barata tonta no meio da rua sem saber o que fazer. Pois, não existe se quer um grupo ou mesmo uma banda que continue tocando para fazer a alegria da galera. Quem tem uma graninha a mais, busca alternativa nas festas particulares, o povão fica a ver navios.
Só falta agora trocar o casamento matuto do horário da tarde para a noite. Caso aconteça, as mulheres deixarão de vestir seus trajes típicos de caipira para usar roupas de brilho. Vamos aguardar!!!