15/05/2014

 Juízes desenvolverão projeto para crianças e adolescentes em Jeremoabo
Fonte: www.amab.com.br

Crédito: Divulgação

O juiz Antônio Henrique da Silva, titular da Vara de Infância e Juventude de Jeremoabo, com o apoio do juiz Paulo Eduardo de Menezes Moreira, titular da Vara de Família do município, em parceria com o Centro Espírita Bezerra de Menezes, estão finalizando os preparativos da a implantação do projeto “Infância e Adolescência em 1º lugar na comarca de Jeremoabo”. O projeto será lançado no dia 21 de maio e já é destaque na mídia e na sociedade local. (Clique e veja matéria publicada no jornal O Popular de Paulo Afonso). A comarca abrange os municípios de Jeremoabo, Pedro Alexandre, Coronel João Sá e Sítio do Quinto.

Com o projeto, a partir de junho, as ações judiciais que envolvem crianças e adolescentes terão atendimento prioritário na primeira semana de cada mês. Além disso, em dois dias desta semana, os menores poderão participar da “Conversa com o Juiz” no Fórum da Comarca, momento em que poderão falar diretamente com o magistrado para tirar dúvidas, fazer denúncias e dar sugestões.

Também serão realizadas palestras em escolas e divulgação de informações sobre direitos e garantias da infância e adolescência. Com o apoio do Poder Público dos municípios da comarca, o projeto irá ainda buscar soluções para os problemas identificados e rediscutir a estrutura e funcionamento do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Expansão - Na primeira semana de maio, o juiz Antônio Henrique foi à Brasília lutar pela expansão do projeto. A iniciativa foi apresentada durante o II Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância, realizado na Câmara dos Deputados. Na ocasião, o juiz também conversou com o ministro Joaquim Barbosa sobre a possibilidade de adotar a mesa filosofia do projeto em todo o Judiciário. 

Na Bahia, segundo o magistrado, o corregedor-geral do Tribunal de Justiça José Olegário Monção Caldas, irá tomar providências para que todas as Comarcas dediquem atenção especial a ações relativas à infância e adolescência. O juiz Antônio Henrique comemora a decisão: “Eis a nossa singela contribuição para um Brasil melhor. Se passou a ser errado se fazer o certo, viverei em eterno erro, pois antes a punição dos homens, ainda que injusta, de que a pior das punições, que é aquela que advém e nos é imposta pela nossa própria consciência”, pontuou.

Outras ações - A comarca de Jeremoabo já conta também com outro projeto voltado para os jovens e desenvolvido pelo juiz Antônio Henrique. O “Criança Brincando e se Transformando” mobiliza o Poder Judiciário e os conselhos tutelares para atuarem juntos com o objetivo de despertar nos gestores públicos e na população a necessidade de cuidar melhor das crianças e dos jovens. Os jovens participantes do projeto são beneficiados com atividades esportivas, como torneios de futebol masculino e feminino, palestras, cortes de cabelo e exames laboratoriais gratuitos, entre outras atividades.