12/08/2014

 Fonte:joilsoncosta
Crédito: Divulgação


O Escritório Regional da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), no município de Euclides da Cunha, encontram-se em plena execução de suas atividades. É o que afirma em comunicado o Governo do Estado da Bahia, na segunda-feira, 11 de agosto, após declarações do candidato da oposição, Paulo Souto, que teceu críticas sobre um possível fechamento dos escritórios na localidade. De acordo com o governo, a CAR continua executando obras e projetos, no âmbito de programas de combate à pobreza rural e inclusão socioprodutiva, como o Produzir e o Gente de Valor.

A unidade, cuja atuação é imprescindível na região, funciona na Rua Roberto Santos, 176, Centro, e atende 18 municípios: Paripiranga, Quijingue, Adustina, Santa Brígida, Jeremoabo, Antas, Sitio do Quinto, Coronel João Sá, Canudos, Pedro Alexandre, Euclides da Cunha, Cansanção, Monte Santo, Nordestina, Novo Triunfo, Cícero Dantas, Fátima e Banzaê.

Ainda segundo o comunicado, de 2007 até hoje, somente através do Programa Produzir, foram assinados 90 convênios, beneficiando 7.385 famílias, através de 1.131 melhorias sanitárias, construção de 609 cisternas e da entrega de 25 tratores e 16 projetos de geração de renda, totalizando um investimento de R$ 9,4 milhões. O projeto Gente de Valor também vem atuando no município desde 2007, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), e já atendeu 379 famílias de agricultores em 12 comunidades, totalizando 1.613 pessoas, com investimentos de mais de R$ 3.5 milhões. Foram desenvolvidas ações nas áreas de Segurança Hídrica, Desenvolvimento Produtivo, fortalecimento do Capital Humano e Social através do apoio ao desenvolvimento local por meio da inclusão sócio produtiva. O escritório de Euclides da Cunha contabilizou também, através da EBDA, a emissão de cinco mil Declarações de Aptidões da Agricultura Familiar (DAP), documento necessário para que o agricultor familiar tenha acesso às políticas públicas. POR SECOM Bahia.