16/06/2015

SANTO ANTÔNIO E SÃO JOÃO DA BAHIATURSA
Fonte: joilsoncosta
Crédito: Divulgação
Municípios de diferentes regiões da Bahia vão receber apoio do Governo do Estado para os festejos juninos de 2015. Em publicação no Diário Oficial, do último sábado (13), a Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), vinculada à Secretaria do Turismo (Setur), informa que 60 cidades foram selecionadas por meio do Edital de Chamamento como parte do projeto São João da Bahia 2015. 

“É nosso dever preservar a cultura desta festa, que é a maior da Bahia e movimenta todo o estado. Estamos muito felizes em poder contribuir para levar entretenimento a diferentes regiões da Bahia”, afirma o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado. Os valores destinados a cada local variam de R$ 20 mil a R$ 100 mil.
Outras 12 cidades foram contempladas pelo mesmo convênio para a festa de Santo Antônio. A seleção foi realizada por uma comissão formada por integrantes indicados pelas secretarias estaduais do Turismo (Setur), de Relações Institucionais (Serin) e de Cultura (Secult), Casa Civil e Bahiatursa.
Municípios contemplados: Festa de São João - Água Fria, Alcobaça, Amargosa, Anguera, Baixa Grande, Barro Alto, Belmonte, Canápolis, Capela do Alto Alegre, Carinhanha, Central, Conceição da Feira, Conceição do Coité, Coribe, Cruz das Almas, Dom Basílio, Euclides da Cunha, Guanambi, Heliópolis, Ibipitanga, Ibirataia, Irecê, Itaberaba, Itaitê, Itagibá, Itatim, Itiúba, Jaguaquara, Jaguaripe, Jussari, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Lapão, Lauro de Freitas, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Maracás, Medeiros Neto, Mortugaba, Mucugê, Muniz Ferreira, Paulo Afonso, Pé de Serra, Piatã, Planaltino, Presidente Jânio Quadros, Quixabeira, Riachão das Neves, Rio de Contas, São Desidério, São Félix do Coribe, Sapeaçu, Sátiro Dias, Senhor do Bonfim, Tucano, Ubaíra, Valença, Varzedo, Vereda e Vitória da Conquista.

Festa de Santo Antônio - Barra do Mendes, São Domingos, Lençóis, Serrolândia, Nova Fátima, Novo Horizonte, Iraquara, Irará, Teolândia, Taperoá, Caetité e Lagoa Real. Por SECOM Bahia.

COM: A festa de São João em Jeremoabo parece comprovar que realmente entrou em decadência. Cidades menores, sem expressão comparada a Jeremoabo, são beneficiadas com recursos oriundos da Bahiatursa, órgão do Governo do Estado.

Fica mais do que provado, que, uma boa parte do nosso povo, além de ser tratados com objetos e, de curral eleitoral, só são lembrados em época de eleição. 

É de causar indignação e revolta, termos que conviver com tamanho descaso.